SP: choque de avião com pássaro fecha Congonhas por 4 minutosPlantão | 10/07 às 09h24 O Globo, CBN
SÃO PAULO - Uma aeronave da empresa Gol, que decolava para Belo Horizonte, chocou-se com um pássaro quero-quero na manhã desta sexta-feira no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo. A pista ficou fechada por quatro minutos - das 7h50m às 7h54m. Segundo a assessoria de imprensa da Infraero, não houve problemas nas partes do avião e a aeronave seguiu normalmente para seu destino.
A Infraero informou que o aeroporto foi fechado para que técnicos procurassem pedaços da ave no local, prejudicando outras decolagens. Nada foi encontrado e a pista foi reaberta. Outros voos não foram prejudicados.
Congonhas registra pelo menos uma ocorrência desse tipo por mês. Dois anos atrás, o número era três vezes maior. Um programa de prevenção vem ajudando a diminuir os riscos.
Tenho sido combativo na questão do perigo aviário. Como um agente de segurança de voo vejo inércia na prevenção, permitindo que o entorno aeroportuário transforme-se em área de preservação de urubus, quero-queros, garças e pombos. Essa incompatibilidade de gêneros e interesses expõe a população a riscos desnecessários, pois um acidente dessa categoria atinge aos que voam e aos que não voam. E reforço minha preocupação, pois isso não é privilégio de aeródromos civis. Temos hoje pelo menos um aeródromo militar com um grande criadouro de pombos na área do apron, no telhado da Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos local.
Para tirar um pouco o amargor da conversa, vou dividir com vocês algumas pérolas do ATC brasileiro.
Uma aeronave estrangeira em aproximação para pouso em uma determinada localidade recebe a seguinte informação:
- Gringo234, cleared to land, Wind 230 degrees 6 knots. For your information, flock of birds on final approach.
- Roger 234. Please, tell me what type of birds?
- Ehhh, ahhh, hummm, the birds… ahhh is ahhh “want-want”!
Não pensem que isso foi um caso isolado. Fazendo uso do nosso inglês nível 4, além de chamar Quero-quero de Want-want, já se tem notícia de “Black board” para definir urubus e “Long leg chicken” para definir nossas simpáticas Seriemas. Oh my God!
Veja artigo sobre o GaleãoPara tirar um pouco o amargor da conversa, vou dividir com vocês algumas pérolas do ATC brasileiro.
Uma aeronave estrangeira em aproximação para pouso em uma determinada localidade recebe a seguinte informação:
- Gringo234, cleared to land, Wind 230 degrees 6 knots. For your information, flock of birds on final approach.
- Roger 234. Please, tell me what type of birds?
- Ehhh, ahhh, hummm, the birds… ahhh is ahhh “want-want”!
Não pensem que isso foi um caso isolado. Fazendo uso do nosso inglês nível 4, além de chamar Quero-quero de Want-want, já se tem notícia de “Black board” para definir urubus e “Long leg chicken” para definir nossas simpáticas Seriemas. Oh my God!
Celso BigDog
Veja artigo sobre Perigo Aviário
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