quarta-feira, 13 de maio de 2009

Galeão, área de preservação do Jereba de Jobim.


Jereba é urubu importante como, aliás, todo urubu. Mas entre eles, urubus, observam-se prioridades. E esse um é o que chega primeiro no olho da rês. Sem privilégios. Provador de venenos, sua prioridade é o risco. O que ele não toca é intocável. Jereba é urubu importante e por isso ganhou muitos nomes. Peba. Urubupeba. Urubu Caçador. Achador. Urubu Procurador. Urubu de Cobra. Urubu de Queimada. Camiranga. Urubu de Ministro. De cabeça Vermelha. Urubu Gameleira. Urubu Peru. Perutinga. Urubu Mestre. Cathartes Aura.
Tom Jobim
Nem as mais criativas formas de campanhas educativas, tampouco de ações governamentais, serão capazes de conscientizar a população da seriedade do “Perigo Aviário”. O urubu retratado por Antonio Carlos Jobim, sobranceiro, plana resoluto na zona de aeródromo do Galeão, e, convicto de que ali é sua área de preservação permanente, circula e pousa desafiadoramente sobre a Torre de Controle.
Pilotos reportam a todo instante a presença sempre perigosa desses senhores funestos, que se fartam do momento pós-vida e convidam diariamente tanta gente ao decesso, mas qual o quê? Seria o funcionamento dos RADARES nos radomes das aeronaves suficientes para afastá-los? Seriam os desenhos helicoidais nos spinners das turbinas eficientes para assustá-los, ou isso é lenda?
Enquanto não se faz algo eficaz, sentindo o cheiro da morte, voam livremente na certeza de que em algum momento sua mesa estará posta sobre a Ilha, num banquete triste e medonho.
Desculpe-me Tom, mas apesar da beleza e da exaltação de suas palavras, e, da bela homenagem que lhe fizeram dando seu nome a esse importante Aeroporto, a realidade descambou para um lado perigoso e extrapolando esse sentido poético tornou-se vilã e ameaçadora.

Conheça na íntegra o Poema de Jobim (Texto da contra-capa de seu álbum em vinil)

Conheça o Perigo Aviário através de diversas matérias na web.
Celso BigDog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Obrigado!