sexta-feira, 10 de julho de 2009

VOO 447 - França quer saber: "Quem está com a mão amarela, Brasil ou Senegal?"


Autoridades da França vão ao Senegal discutir falha do controle de tráfego aéreo
Em entrevista na semana passada, o investigador-chefe francês, Alain Bouillard, disse que nunca houve transferência oficial do controle do voo 447. Mas ele ressaltou que isso não teve nenhuma relação com o acidente. A Força Aérea Brasileira garantiu que a transferência foi feita normalmente.

Aeronáutica rebate dados divulgados por escritório da França
O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica divulgou nota no início da noite em que rebate informações divulgadas nesta 5ª feira (2) pelo Escritório de Investigações e Análises sobre a Aviação Civil (BEA), da França, sobre as investigações do acidente com o voo AF 447. Com relação às informações divulgadas pelo órgão francês de que o controle aéreo do Senegal não foi informado sobre o plano de voo do Airbus A 330, o que deveria ter sido passado pelos controladores brasileiros, segundo o BEA, a Aeronáutica brasileira esclarece que o voo AF 447, "como a maioria dos voos regulares de aviões comerciais internacionais, utiliza um plano de voo denominado Plano de Voo Periódico". Isso porque o "desempenho, a rota e os horários das aeronaves são normalmente os mesmos".

Acredito que, mesmo que os gravadores de voo do A330 (VCR e FDR) chamados de caixa preta, sejam encontrados, jamais se tornarão públicos.
Enquanto isso o controlador de tráfego aéreo brasileiro, ameaçado por processos internacionais de responsabilização, e que já não sabe o que é certo ou errado, se apressa em conferir as palmas de suas próprias mãos.
Celso BigDog

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