Autoridades da França vão ao Senegal discutir falha do controle de tráfego aéreoEm entrevista na semana passada, o investigador-chefe francês, Alain Bouillard, disse que nunca houve transferência oficial do controle do voo 447. Mas ele ressaltou que isso não teve nenhuma relação com o acidente. A Força Aérea Brasileira garantiu que a transferência foi feita normalmente.
Aeronáutica rebate dados divulgados por escritório da FrançaO Centro de Comunicação Social da Aeronáutica divulgou nota no início da noite em que rebate informações divulgadas nesta 5ª feira (2) pelo Escritório de Investigações e Análises sobre a Aviação Civil (BEA), da França, sobre as investigações do acidente com o voo AF 447. Com relação às informações divulgadas pelo órgão francês de que o controle aéreo do Senegal não foi informado sobre o plano de voo do Airbus A 330, o que deveria ter sido passado pelos controladores brasileiros, segundo o BEA, a Aeronáutica brasileira esclarece que o voo AF 447, "como a maioria dos voos regulares de aviões comerciais internacionais, utiliza um plano de voo denominado Plano de Voo Periódico". Isso porque o "desempenho, a rota e os horários das aeronaves são normalmente os mesmos".
Acredito que, mesmo que os gravadores de voo do A330 (VCR e FDR) chamados de caixa preta, sejam encontrados, jamais se tornarão públicos.
Enquanto isso o controlador de tráfego aéreo brasileiro, ameaçado por processos internacionais de responsabilização, e que já não sabe o que é certo ou errado, se apressa em conferir as palmas de suas próprias mãos.
Celso BigDog
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