segunda-feira, 27 de abril de 2009

PONTO DE VISTA


Escolha um assunto e escreva sua sugestão no campo "comentários" logo abaixo.
Espero que as abordagens sejam responsáveis e respeitosas para que possamos manter esse espaço democrático e de alto nivel.
A Segurança Aérea e o Controle de Tráfego Aéreo Brasileiro agradecem.
Celso BigDog

7 comentários:

  1. Boa Paizão, seu Blog é sucesso total!
    Acompanho todos os dias, inclusive tem propagandas dele no meu orkut todinho, hehe.

    Beijão meu véio!
    Te Amo.

    ResponderExcluir
  2. Caro Celso, gostaria de fazer a minha penitência.

    Fiz a postagem no link "Vida de Cão" encaminhando, de modo 'descontraído', sugestões para a referida pista de congonhas.

    Claro, todas beiram o absurdo de utilização. E o intuito implícito foi dizer que:

    A concepção de planejamento, por parte das autoridades aeronáuticas brasileiras, há muito é isolada, e, sem um dado 'FIM' por qualquer que sejam os 'MEIOS'.

    É praxe a elaboração de 'Planos' copiados, teorizados e pouco práticos. Treinamentos para inglês ver. Coisas que todos nós já vimos.

    Recentemente, em função da Auditoria da OACI, de 04 a 15 de maio de 2009, estamos vendo coisas incríveis. Apareceram AUDITORES INTERNOS, Gestão da Qualidade (?), Cursos de SMS e outros(produção nacional, by DECEA), melhorias na página do DECEA (link na intraer para a biblioteca do DECEA com a dsiponibilização de Documentos, Anexos e Circulares da ICAO). Isto e outras coisas mais.

    E olha, eu pensei que não fosse ver isso antes de morrer. Já posso morrer em paz.

    Há ainda aqueles ingratos que disseram e dizem que os controladores de tráfego aéreo, modalidade não-omissa, agiram e agem, contra o país e contra a gestora sistêmica ao expor as mazelas internas do "BRAZIL'S PERFECT ATC WORLD".

    Imaginem se ficassem calados. Sem CPI's. Sem os causos contados. Sem uma voz para a sociedade.
    Estaríamos trabalhando do mesmo jeitinho. Empurrando com a barriga. Sempre aquém das nossas capacidades e extrapolando nossas competências.

    O que chamo de - A CRIAÇÃO DE CAPRINOS COM VISÃO TELESCÓPICA. Ou simplesmente, BODES EXPIATÓRIOS.

    Vamos assumir o rótulo. Ele nos cabe. Somos baratos, comemos qualquer coisa em qualquer lugar, somos conduzidos (tocados), da nossa natureza vivente, a tudo aproveitam como insumo (nada se perde).

    Enfim, após os resultados (já sabemos quais serão) da famosa AUDITORIA 'EXTERNA' da OACI, estaremos reforçando (e bota reforço nisto)a nossa condição. Na visão dos caprinocultores:

    *FICÇÃO FUTUROLÓGICA

    **FATO

    * "A excelência em gestão."

    * "Referência para o mundo civilizado."

    * "As possíveis não-conformidades encontradas, e ainda não corrigidas, estão com orientação certa, rumo ao futuro próspero e seguro. Que é o lugar reservado a um país continental e destinado a liderança na América Latina."

    * "Na trilha pela verdade, pisamos um terreno difícil. Superamos tragédias e melhoramos em prol de um futuro melhor. Onde lições pretéritas iluminam e propectam horizontes altaneiros."

    ** "Divulgação do Relatório Final da investigação do acidente com o vôo 1907."

    Divulgação do BOLPIMPE Nº 3, 10/12/2008:

    PARA CONHECIMENTO DE TODOS OS INTEGRANTES
    DO COMANDO DA AERONÁUTICA.

    Há quem reconheça a concepção de História unicamente como um espaço longínquo em que não participamos da sua construção.

    Portanto, já que não se participa, de acordo com esse pensamento, nada há a acrescer.

    Todavia, chamam-se de conscientes e comprometidos todos aqueles que acreditam que a História é feita hoje, agora, através das atitudes de cada um de nós.

    Prezados profissionais da Força Aérea Brasileira, meus Comandados!

    Considerando que temos responsabilidades com o presente, com o futuro e com o modo como queremos que seja identificada a nossa Instituição, dirijo-me a todos para tratar de um assunto especial.

    Divulgaremos, nas próximas horas, o Relatório Final a respeito do trágico acidente com o vôo 1907, produzido pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

    Por essa razão, sinto-me no dever de comunicar que temos incrustado em nosso nome, em mais essa atividade, a transparência e a seriedade da FAB para com a Nação brasileira.

    Ressalto que as investigações realizadas pelo CENIPA não têm o caráter punitivo, afinal, em seu conceito, acidente não acontece por vontade de alguém.

    O único objetivo desse trabalho é conhecer quais foram os fatores que contribuíram para um acidente e, assim, evitar ocorrências futuras na aviação mundial.

    O Relatório emitido pelo CENIPA é o produto de mais de dois anos de intensa investigação, a qual envolveu profissionais brasileiros especializados e angariou o reconhecimento das autoridades internacionais da aviação civil.

    O seu resultado demanda reflexões a respeito do papel profissional da Instituição e impõe desafios com os quais a Aeronáutica Brasileira não só deve conviver e entender, mas, principalmente, superar. Esse é um compromisso
    com a História.

    Esses desafios são espelhos da permanente necessidade de aperfeiçoamento.

    Só crescem aqueles que sabem que podem evoluir. Só são melhores aqueles que sabem poder-se aprimorar. Não por necessidades individuais, mas por um País que acredita nos homens e nas mulheres que devotam suas vidas a uma causa maior.

    Compreendemos que ao tratar do bem público, dos direitos da nossa gente, é indissolúvel o compromisso de absoluta clareza e transparência com as situações sensíveis e com as providências decorrentes. Assim é, e sempre
    foi, o nosso comportamento.

    Como agentes da Administração Pública, seguimos fielmente os ditames da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência. O resultado da conduta de cada um de nós está espelhado no elevado índice de confiabilidade que o povo brasileiro devota ao nosso trabalho, o que é atestado constantemente em pesquisas de imagem.

    Conscientes do relevante crédito de confiança atribuído à FAB, cabe-nos honrar com sabedoria a missão que nos foi entregue, e pela qual sacrificamos nossa própria existência, se assim for necessário.

    Nesses dias de final de 2008, em que assistimos, também pela mídia, ao trabalho de imensurável valor dos profissionais que resgatam cidadãos da calamidade em Santa Catarina, devemos também acompanhar a divulgação do trabalho isento e imparcial do CENIPA, no qual estão refletidas importantes recomendações a várias Organizações onde atuam companheiros de farda.

    Essa é a História da nossa Instituição, de compromisso com a honradez e a correção, sempre a elevar nosso ofício à condição de participante ativo na defesa dos interesses maiores da Pátria, conduzindo esta missão com a responsabilidade que a sociedade espera.

    Sem o recurso da retórica, mas o da ação. Sem personalismos, mas com imparcialidade. Sem a equivocada postura da negação, mas com os olhos
    e ouvidos abertos aos saberes profissionais. Sem preconceitos, mas com a ética em primeiro plano.

    Ao longo desses mais de dois anos de investigação, os profissionais do CENIPA encontraram um País e pessoas aturdidas pelo luto da tragédia, contudo, com serenidade e firmeza, souberam cumprir a missão que lhes foi atribuída. A estes prestamos justa homenagem.

    Sobre o tema, muito já foi feito no âmbito das diversas organizações da Aeronáutica instadas ao aprimoramento, em proveito da Segurança de Vôo no Brasil, cujo elevado padrão é, historicamente, reconhecido pelo mundo desenvolvido.

    Por isso, o nosso trabalho se faz diferenciado, vibrante e tão responsável. Nossa História segue seu curso de conquistas, construído e avalizado por nós mesmos. A persistência e o suor de cada dia tornam a Instituição que representamos o reflexo dos nossos mais puros ideais. O que fizemos ontem, o que fazemos hoje e o que faremos amanhã configura motivo de honra por termos Força e Brasil em nosso nome.

    Enfim, devemos memorizar os FATOS do passado recente de modo que não venhamos a padecer da SHORT MEMORY OF RECENT OWN HISTORY.

    Enfim, falei demais para fazer uma 'mea culpa' sobre a postagem jocosa, que por derradeiro não pretendia expulsar o doce cãozinho de sua pista.

    Outrossim, concito-vos, "CAPRINOS COM VISÃO TELESCÓPICA":

    Pastem. Mas não usem a marcha ré! Há muitos dejetos em forma de bolinhas que ficaram para trás.

    Usem a vossa visão (telescópica) para algo útil. Pois, em tempos de Gripe Suína, bovinos e CAPRINOS são bolas de vez.

    OBS: Celso, parceiro, obrigado e descupe-me algum incoveniente causado com os meus comentários.

    ResponderExcluir
  3. Caro Celso, a minha sugestão é descobrir, pesquisar a seguinte temática:

    "A carência de publicações impressas e/ou eletrônicas sobre o mundo ATC."

    Abaixo uma iniciativa recente que parece, eu disse parece, irá render bons frutos sistêmicos.

    REVISTA CONEXÃO SIPAER

    A REVISTA CONEXÃO SIPAER ESTA EM FASE DE CONSTRUÇÃO.

    PRETENDE-SE FAZER DELA UM MEIO DE COMUNICAÇÃO COM DOIS ENFOQUES: TÉCNICO/CIENTÍFICO E INFORMATIVO.

    NELA SERÃO PUBLICADOS ARTIGOS CIENTÍFICOS, PRODUZIDOS NO MEIO ACADÊMICO E TAMBÉM A REVISTA TERÁ UMA SEÇÃO VOLTADA PARA ARTIGOS INFORMATIVOS, PRODUZIDOS POR PROFISSIONAIS DO SISTEMA BASEADOS EM SUAS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS DO DIA-A-DIA

    É UM PROJETO QUE PRETENDE ENVOLVER VÁRIOS ELOS DO NOSSO SISTEMA.
    ENTRE EM CONTATO CONOSCO PARA MAIORES INFORMAÇÕES!

    biblioteca@cenipa.aer.mil.br

    Obrigado e na escuta parceiro.

    ResponderExcluir
  4. Caro Parceiro,
    Obrigado pela dica. Encaminhei uma solicitação de informações. Vamos aguardar.
    Abraço
    Celso

    ResponderExcluir
  5. Celso, acredito que esteja meio enrolado. Sorry !

    Fiz a postagem (a segunda, abaixo da postagem do 'LUCAS') equivocadamente. Pois não havia compreendido a proposta.

    Solicito-vos que apague-a daqui do link "ponto de Vista". Já reposicionei lá no "Vida de Cão I".

    Mais uma vez, obrigado pelo espaço franqueado.

    Por dias melhores, LUTAMOS.

    Grande abraço a você e a todos os CONTROLADORES DE TRÁFEGO AÉREO BRASILEIROS, modalidade NÃO-OMISSA.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de entender como ocontrolador vê o piloto dentro do sistema ATC.Seria como "um macaco" que aperta botões?Um cara que esta sempre tentando burlar,modificar,desentender vossas regras?Alguém que não teve infancia e agora brinca com um brinquedo de R$ 38 milhões??
    Acho que exercitaria nossas mentes trazendo atona possíveis preconceitos inconscientes. Se achar plausível....

    ResponderExcluir
  7. ÔÔÔ Colega "Anonimo", pelo jeito o BigDog achou plausível. Veja a resposta de hoje 01 de maio.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Obrigado!