quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Soluções baratas.

Vamos rever alguns acontecimentos recentes no transporte aéreo brasileiro:
  • Manutenção dos insuficientes espaços entre as poltronas dos aviões;
  • Insistência de tornar a operar H24 em Congonhas, contrariando clamor popular;
  • Insistência em elevar o número slot de 34 para 50 movimentos/hora em Congonhas;
  • Programa reduzido na formação de controladores de tráfego aéreo;
  • Programa reduzido na formação de tripulantes técnicos;
  • Ampliação de aeroportos com puxadinhos provisórios e tendas;
  • Diminuição da equipe de tripulantes de cabine (comissários);
  • Número insuficiente de Inspetores/fiscais da aviação civil;
  • Destinação de aeroclubes como suporte único da aviação geral;
  • Internet e TV no aeroporto em troca da eficiência e pontualidade esperada pelo passageiro;
  • A desistência da construção da 3ª pista em Guarulhos;
  • A desistência da construção da área de escape em Congonhas;
  • A desistência da construção de um novo aeroporto metropolitano em São Paulo;
  • A desistência da desobstrução da zona de proteção do aeródromo de Congonhas;
  • A desistência de tornar civil o Controle de Tráfego Aéreo;
  • A desistência da Emirates em operar o A380 em SBGR;
Até o momento a nova Secretaria/Ministério não disse a que veio. Não podemos deixar, já que brasileiro adora neologismo, que ações emanadas da SAC sejam encaradas como “sacanagem” para enfrentar o problema. Alguém, ainda que por mero altruísmo, precisa, não só alertar nosso governo como apresentar os questionamentos e as soluções prováveis.
Li por esses dias uma excelente explicação e questionamento de uma verdadeira autoridade no assunto de transportes, que perguntava o seguinte: “ - Se o governo está determinado em acatar soluções estritamente políticas, por que gasta dinheiro em caras e renomadas pesquisas técnicas”?
Não faço críticas baseadas somente na contratação do “Relatório BNDES-Mckinsey” para o transporte aéreo e aviação civil. Na aviação militar, quantas pesquisas foram produzidas pela FAB no projeto de escolha de caças que não foram sequer considerados pelo mandatário anterior?
Levando-se em conta o parque aeroportuário atual e os anúncios desencontrados sobre melhorias da infraestrutura, se não houver desistência em sediar a Copa de 2014, é bom que se preparem, pois, vão descobrir que “barata também voa”.

Celso BigDog

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