segunda-feira, 10 de maio de 2010

Transporte Aéreo - A Regra do Jogo.

Para que perder tempo tentando adequar-se às exigências da lei, se mudar a regra do jogo é muito mais fácil e rápido? Vai se mudando, adequando, desfigurando a essência até que, em dado momento, quando tudo dá errado, a única solução é reinventar a roda, buscar o conhecimento no passado e reeditar requentados compêndios de leis, regras, normas, princípios, regulamentos, preceitos e códigos, que a incompetência administrativa e a ganância do mercado negligentemente desperdiçaram. Se a modernidade realmente simplifica todo o tipo de operação, então por que os manuais operacionais estão maiores a cada dia? Não se nota essa paridade porque a tecnologia permite que em um único CD, por exemplo, tenhamos o conteúdo condensado de uma Enciclopédia Britânica inteirinha.
É sabido que a tendência tecnológica busca a redução de mão de obra operacional na aviação. Sistemas informatizados já substituíram aviônicos promovendo o desemprego aos F.E. As novas aeronaves já estão sendo projetadas para serem conduzidas por um só piloto operador de sistemas. Comandante? Quem disse que o comandante da aeronave deve estar a bordo? Já estão dizendo que os atuais sistemas de comunicação por dados permitem que decisões sejam tomadas à distância, de onde um único comandante poderia gerenciar diversos voos ao mesmo tempo. Não é assim no controle de tráfego aéreo?
Apesar de já estar regulamentada, precisamos estar atentos para que a diminuição do número de comissários nas aeronaves, só seja aplicada depois de esgotadas as possibilidades emergenciais, em simulações de evacuação nos diversos equipamentos, em “mockups”, em terra e água, antes de abandonar definitivamente o modelo que por décadas ajudou a escrever a história de sucesso da aviação civil brasileira.
Não podemos permitir que o poder econômico rotule com descrédito a palavra “Prevenção”, ou ridicularize “Princípio de Segurança” para vendê-lo como mero sensacionalismo.
Veja a matéria: Redução de comissários por voo pode prejudicar segurança aérea

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog! Muito bem redigido,muito esclarecedor! Quisera todos os cidadãos pensassem e entendessem como você tudo que está acontecendo com nossa classe. Estamos a beira de um colapso,estamos vivendo além de todo cansaço físico,uma guerra de nervos! Precisamos alertar agora a população usuária de transportes aéreos do risco que correm com tantos cortes que os empresários estão fazendo!!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Obrigado!