Pista em uso (no momento) é a 10!
Há um assunto de grande relevância que quero abordar aqui: o conceito de “pista em uso” (active runway).
Em muitos aeródromos de pouca densidade de tráfego, onde a topografia não permitiu a construção da pista alinhada ao vento predominante, os controladores costumam empregar a cabeceira de melhor conveniência, geralmente para uma aproximação e pouso direto ou uma decolagem com saída direta ao destino. Essa alternância constante é comprovadamente nociva aos princípios do controle do tráfego aéreo, pois induz o controlador ao erro de julgamento num momento crítico e de decisão.
Há um infindável histórico de ocorrências relativo a esse comportamento em diversas localidades brasileiras. A maioria delas se deu por insistência dos pilotos, que inconformados com a negativa do controlador buscaram pressionar as chefias locais para que o termo empregado seja “pista em uso no momento”.
Pude testemunhar em Manaus, acreditem, por diversas vezes, ocorrências gravíssimas onde aeronaves se cruzaram sem a mínima separação nos momentos mais críticos do voo, ou seja, uma aeronave na reta final da pista 10, e outra no eixo de decolagem da pista 28. Algumas piadinhas posteriores como, “para maior separação recolha o trem de pouso” ou “autorizado aproximação Matrix para pista 10”, ainda que de péssimo gosto, expressam com certa fidelidade o grau de risco da situação vivida.
Cabe aos supervisores, ou na ausência deles, aos mais antigos e experientes, firmar posição na operacionalidade do aeródromo e não ceder a essas pressões externas, quer sejam elas de pilotos, quer sejam elas de suas próprias chefias. A interação entre TWR e APP na seleção de pista deve ser firme, uníssona, pois demanda planejamento tanto das saídas previstas quanto das chegadas em progresso.
O termo internacional “Active Runway” foi criado com o firme propósito de estabelecer status de operacionalidade do aeródromo, coordenado entre órgãos de controle de tráfego, pilotos, empresas aéreas, CVE, SCI, SM e a Administração Aeroportuária. Pense nisso!
Celso BigDog
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário. Obrigado!