Tentada pelos megaeventos vindouros, a aviação brasileira se deixa levar pelo inchaço operacional e arrisca sua estabilidade financeira e sua sobrevivência.
Na década de 80, o arrojo do saudoso Omar Fontana, apostando no crescimento brasileiro, agregou à Transbrasil oito ou nove B-707, escolhidos a dedo no deserto americano. De roupagem nova, espalhando o arco-íris pelos céus do país, a Transbrasil, mais ousada do que nunca, decolou! Levou a reboque, cada vez mais alto, seu custo operacional. A ineficiência aflorou pelo descontrolado contingente de profissionais, pela excessiva quantidade de panes, atrasos e dívidas. A renovação da frota chegou, mas já era tarde demais.
Há que se ter cautela com a audácia empresarial no setor. Parece-me que, nesse momento, realizar parcerias temporárias com empresas estrangeiras – e vale abrir aí um parêntese na questão do transporte de cabotagem – seria o mais indicado.
A Copa do mundo e as Olimpíadas apresentam-se nesse momento como um engodo irresistível diante da voracidade do mercado. Mas é bom ter em mente que essa piracema aérea é temporária, e a linha com certeza irá arrebentar, e como sempre, do lado mais fraco!
Longe ainda desses eventos, a fragilidade da infraestrutura aeroportuária brasileira já dá sinais do que podemos esperar. Veja a reportagem:
Novas notícias em 26jun2012Cepta alerta para falta de investimentos e diz que setor prevê caos aéreo em 2012O ano de 2012 poderá ser o mais caótico da história do transporte aéreo brasileiro, caso as obras de infraestrutura aeroportuárias não sejam implementadas. O alerta foi dado ontem por meio de uma nota oficial divulgada pelo Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos e Políticas em Transporte Aéreo reproduzindo declarações de representantes do setor e publicadas na mídia.
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1110574-gol-deve-demitir-mais-1500-ate-o-fim-deste-ano-afirma-diretor.shtml
Celso BigDog
Celso, se analisarmos os períodos de férias de julho e de fim de ano, teremos uma pequena ideia do que ocorrerá nos eventos futuros e próximos.
ResponderExcluirUm abraço fraterno!!!
Abraço Véi!
Excluir