sábado, 7 de julho de 2012

MIELOMA MÚLTIPLO - "Enquanto ganhamos tempo a ciência nos alcança".



Olá amigos!

Meu nome é Mário Celso Rodrigues. Sou controlador de tráfego aéreo aposentado, 56 anos, casado, com 2 filhos, 3 netos e editor "ausente" deste blog. Venho aqui, despido de qualquer orgulho para pedir que vocês nos ajudem na guerra que travamos contra um mal imprevisível, doloroso e incurável: o "Mieloma Múltiplo". Essa doença é um tipo de câncer que altera as células da medula óssea e produz um efeito degenerativo nos ossos. Até o momento não tem cura, mas a comunidade científica se esforça em garantir uma melhor qualidade de vida aos desafortunados.

Fui surpreendido com esse triste diagnóstico em dezembro de 2010 quando ocorreu uma fratura espontânea de costela e a constatação da presença de lesões ósseas em todo o tórax, inclusive na coluna espinhal e bacia. Fiz um transplante de medula (autólogo) em outubro de 2011, mas a doença não me deu trégua e voltou a se manifestar 80 dias depois.

Venho a público para exercer a minha cidadania e alertar aos senhores que o meu, o seu, o nosso governo brasileiro não se sensibiliza com as necessidades de seu povo quando trata de doenças órfãs, raras, daquelas que expressam o pensamento de que: “se você é apenas um entre cem, então não é ninguém”.

O fármaco Lenalidomida, cujo nome comercial é Revlimid, já foi lançado há 4 anos e adotado em 80 países (75 deles menos ricos do que o Brasil) com comprovada eficiência no controle da doença e com baixa incidência de efeitos colaterais. Ainda que esses números expressivos nos deixem esperançosos, somos surpreendidos pela ineficiência burocrática da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA, que insiste em barrar o medicamento, mas alega que pode fornecer Guia de Importação diante de comprovada indicação médica. O produto custa em torno de, dependendo do câmbio, 20 a 23 mil reais a caixa com 21 comprimidos. Isso nos exclui de qualquer tentativa de desfazer-se de um patrimônio para arcar com os custos, pois trata-se de medicamento de uso contínuo. Se vendesse meu carro hoje, por exemplo, não compraria sequer uma caixa do medicamento.

Não há um número estimado de doentes no Brasil devido à dificuldade de diagnosticar a doença e da falta de organização de um banco de dados para coletar informações. É bom que se diga, que se tivéssemos um número estatístico de 5 mil pacientes, provavelmente menos de mil estariam clinicamente aptos ou com o perfil para receber o tratamento, o que põe os argumentos da ANVISA abaixo, quando fala do alto custo.

A comunidade médica diz ao portador de Mieloma Múltiplo, “ENQUANTO GANHAMOS TEMPO A CIÊNCIA NOS ALCANÇA”. Isso não tem sido muito animador, pois não temos acesso aos avanços da ciência!
Luto, não por mim, mas por uma causa que pode ser de qualquer um de vocês. Há menos de dois anos eu jamais poderia imaginar que hoje estivesse nesta situação. Com o sentimento de estar seguindo num corredor da morte, vendo minha hora cada vez mais próxima, e aquele que tem o poder de protelar nega-se a fazê-lo. Você se imagina?

A Constituição Federal de 1988 foi a primeira constituição brasileira a positivar o direito a saúde como direito fundamental, ou seja, é um direito constitucionalmente assegurado a todos, inerente à vida, bem maior do homem, portanto o Estado tem o dever de prover condições indispensáveis ao seu pleno exercício. Una-se a nós nessa cruzada de cidadania contra o descaso administrativo do Estado, que é eleito pelo povo com a obrigação de zelar pelo interesse público. Envie esse post aos seus amigos por e-mail ou pelas redes sociais. Com certeza mais pessoas estão aguardando ansiosas por essa corrente.

Quer participar do movimento? Basta acessar e "curtir" no Facebook APOIA BRASIL
Quer saber mais sobre a doença? IMF - International Myeloma Foundation
Obrigado.
Celso BigDog

21 comentários:

  1. Que Deus te abençoe, meu colega, e te proteja das trapalhadas de um Estado que não se pode, sequer, qualificar como ineficiente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado companheiro. Vez por outra tenho que usar o compensador, mas na maior parte do tempo continuo voando reto e nivelado. Grande abraço.

      Excluir
  2. Meu caro amigo! São tantas as lutas em nossa vida e essa com certeza é mais uma. Estou contigo! Perseverança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom receber notícias de pessoas que me são tão caras. Obrigado Macedo. Mande um abraço para todos os amigos. Peça a eles que rezem por mim.
      Abraço.
      Celso

      Excluir
  3. Um forte e carinhoso abraço, meu amigo Bigdog.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Big dog, quem poderia imaginar que vc(ou quem quer que fosse) estaria passando pelas agruras desta terrível enfermidade.
    Pior, é saber da ineficiência deste sistema de saúde retrogrado e imbecil que existe neste maravilhoso país...
    Meu caro, estarei sempre rezando e torcendo que vc seja forte o bastante para enfrentar esta doença...O que nós seus ex-companheiros de trabalho e amigos de todas as horas poderemos fazer, além de rezar é levar sua solicitação e enviar este e-mail a todos os que possam de alguma forma contribuir e sensibilizar pessoas e autoridades...
    Quem sabe alguém possa de fato te ajudar???
    Agora, se o ex-presidente lula, foi se tratar no Sírio Libanês ao invés de ir ao SUS.
    Será que não acredita no seu sistema de saúde???
    Como poderemos acreditar que sistema de saúde pode te ajudar??? É um país maravilhoso, mas comandado por hipócritas e demagogos....estivesse qualquer um deles acometidos deste terrível mal que te aflige e as medidas adotadas seriam outras com certeza...
    Tenho vergonha e ódio de termos como governantes pessoas descabidas de qualquer sensibilidade para com qualquer pessoa menos afortunada...
    Somente nas eleições aparecem prometendo mundos e fundos, para depois se despirem de qualquer caráter e simplesmente relegar o povo a propria sorte....Que funesto e triste.

    Cachorrão, as sua palavras são sábias, e quem sabe com uma corrente eficaz dos amigos, conseguiremos obter alguma ajuda???

    É revoltante e frustrante, termos de nos valer destes artifícios quando a constituição prevê que temos direitos, mas que são simplesmente ignorados pela classe dominadora e minoritária que usurpa o poder. Que faz pouco caso do sofrimento de pessoas que acreditam que este país é LINDO!!!
    Te conheci pessoalmente e me orgulho de ler sabiamente em seu blog temas de alto valor técnico operacional na área do controle de tráfego aéreo e aviação em geral.
    Espero que vc continue perseverando e lutando com as suas forças, mesmo que estejam relutantemente enfraquecidas, mas o seu ideal ficará como um legado.
    Vamos continuar orando e pedindo ao bom Deus que alguma coisa de muito boa aconteça e que sua luta seja mais vibrante e menos sofrida...

    Seu amigo e companheiro, orgulhosamente controlador de tráfego aéreo....
    Mané "bueeeeeennaaaaaasssss" FERNANDES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mané seu ...
      Saudade de nosso grupo. Obrigado pela força. Que você siga navegando cada vez mais alto e mais seguro. Grande abraço. BigDog.

      Excluir
  5. Celso, estive em seu Blog e li que é P.MM, temos um Grupo para troca de experiências e apoio aos P.MM no FaceBook:
    https://www.facebook.com/groups/297593143659265/ , como tb. um Blog: onde informações, estudos, artigos e nossa luta por todos os Poetadores de Mieloma Multiplo: :
    http://wwwasagadospacientesmm.blogspot.com.br/

    Fica posto o convite para se juntar a nós.

    Estamos em Campanha pela liberação do Revlimid, para qual pedimos seu apoio, basta clicar no link abaixo e assinar:
    http://www.avaaz.org/po/petition/Aprovacao_pela_ANVISA_do_REVLIMID_unico_medicamento_para_os_Portadores_de_Mieloma_Multiplo/?fMuxcbb&pv=12

    Abs.anamerij

    ResponderExcluir
  6. Caro, Cachorrão, é com muito pesar que recebo essas suas palavras de revolta para com o quadro de saúde de nosso país.Só tenho a te dizer que seu coração é grande demais e bem capaz de superar essa fase difícil de sua vida.Se os nossos governantes conhecessem você tal qual nós do antigo APP-SP tivemos o prazer, certamente você já estaria curado.Preço nenhum paga os serviços prestados por ti em prol da aviação. Siga firme, companheiro
    Saviamar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Savico,
      Uma imagem ficou estampada em minha mente e que foi sempre motivo de grande orgulho. A imagem de um sargento novinho fardado em meio aos escombros do TAM402, tentando ser solidário em um momento inconsolável. A ligação de um Controlador de Tráfego Aéreo com a aviação extrapola os limites de uma console. Só o alto escalão não se deu conta disso ainda.
      Obrigado Meu Amigo. Felicidades.
      Celso BigDog

      Excluir
  7. Lamento profundamente, mas tenho certeza que você é maior que tudo isso e vai encontrar forças e receber toda benção e proteção necessárias para vencer essa dura batalha!
    Confie em Deus, pois Ele nunca te abandonará.
    Conte comigo sempre.
    Deus te abençôe agora e sempre.
    Grande e saudoso abraço.
    Helcio "Nervoso".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Élcio,
      Estou nas mãos de Deus. Tenho certeza que ELE está iluminando as mentes das pessoas que trabalham em prol da ciência, dos médicos, enfermeiros e dos cuidadores. Minha fé aponta para a descoberta de novas drogas e pela liberação de fármacos que já são usados em 80 países e por incompetência administrativa ainda não são reconhecidos no Brasil. Obrigado pelo apreço. Abraço. Celso Bigdog.

      Excluir
  8. Saudações, Rodrigues.
    Muito bom o seu Blog. Foi um tempo muito bom aquele em que trabalhamos juntos na TWR PIRASS. , no APP Radar PIRASS. e no Radar SP. O Salário nunca foi compatível com a função que desempenhávamos, mas a amizade e a união compensava o que o salário desestimulava. Aquela união e amizade fazem com que eu seja solidário com você nesta sua grande luta. Fé em Deus, meu amigo.Estarei orando por você. Grande abraço do Calixto ( ICEA ).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Calixto. Foi muito gratificante ter sua companhia e amizade. Felicidades.
      Celso

      Excluir
  9. Celso força nessa batalha amigo, mesmo não te conhecendo te desejo todo o poder de Deus em vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Amigo. Vou lutando e ajudando no que posso para que aqueles que vierem depois de mim não caiam no mesmo buraco e não tropecem nos mesmos lugares que eu. Obrigado.

      Excluir
  10. O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O MIELOMA MÚLTIPLO.
    Excelente explicação da Dra. Vânia Hungria

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=2uVpUEQr1_A

    Corte e cole no seu navegador.

    ResponderExcluir
  11. Celso... Dez anos atrás, tive um plasmocitoma ósseo isolado, por alguns semanas até o correto diagnóstico convivi com o diagnóstico de MM e por meses de tratamento (fiz apenas irradiação) com pacientes de MM. Aqui no Rio de Janeiro, um homem de 38 anos, professor universitário, rockeiro... que vc não conhece; se considera um irmão seu em empatia e na graça de Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Augusto Cesar, obrigado pela solidariedade. Sigo meu caminho sem me preocupar muito com o dia de amanhã, até porque, para mim, não há um dia igual ao outro. Estou bem graças às manifestações de carinho que chegam de todos os lados. Obrigado irmão.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário. Obrigado!