sábado, 27 de fevereiro de 2010

Puxa "cabra"! Empurra "pica"!


Gol prevê dobrar margem operacional para 13%
A Gol Linhas Aéreas pretende alcançar uma margem operacional de 13% este ano, praticamente o dobro do resultado do terceiro trimestre de 2009, de 6,6%. A companhia também pretende crescer até 18% em volume de passageiros transportados em 2010, a mesma taxa que prevê para a expansão da demanda por voos domésticos no mercado.

"O Brasil está num momento muito bom, com o crescimento da nova classe média. Cada vez mais pessoas estão preparadas para viajar de avião", afirma o vice-presidente financeiro e de relações com investidores da companhia, Leonardo Pereira.

O executivo diz que a projeção de demanda tem como base um crescimento de até 6% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano, já que a aviação comercial cresce, em média, três vezes o resultado do PIB. Já a estimativa de dobrar a sua margem operacional está fundamentada na política da companhia de reduzir custos, aumentar a oferta com aviões maiores e ampliar a utilização diária das aeronaves.

TAM prevê crescimento de 10% a 12% para o setor em 2010

25/11 - 20:02 - Nelson Rocco, iG São Paulo
As companhias aéreas brasileiras devem ter um 2010 mais tranquilo quando comparado a este ano. Isso porque a demanda deverá crescer mais que a oferta de assentos. As previsões são de Líbano Barroso, presidente-interino e diretor financeiro da TAM. Segundo ele, as empresas devem vender entre 10% e 12% mais no ano que vem. “Nosso cenário prevê um aumento no Produto Interno Bruto (PIB) de 5% a 6%, o dólar entre R$ 1,70 e R$ 1,85, e o preço do barril de petróleo entre US$ 70 e US$ 90. Assim, acreditamos que a indústria tem condições de manter a capacidade histórica de crescimento, da ordem de 2,5 vezes a 3 vezes o PIB, algo entre 10% e 12%”, explica.
  “Puxa cabra! Empurra pica!”
É simples assim. A aviação brasileira desconsidera as restrições do meio, puxa o manche e impõe um pitch à máquina muito superior àquele que o ser humano está preparado para assimilar. Esse desequilíbrio que despreza a essência do trinômio SIPAER vem a galope, arregimentando e expondo indivíduos com pouca experiência, tripulantes, mecânicos e profissionais de controle do espaço aéreo, como se fossem apenas periféricos desses revolucionários e complexos sistemas, uns com asas e outros com olhos eletrônicos. A fatoração do tripulante técnico racionaliza seu trabalho a ponto de permitir, por enquanto, que a pilotagem se resuma a poucos minutos de operação. O que existe numa etapa de voo compreendido entre o “gear up” e o “three green” não passa de uma operação do sistema, realizada com perfeição até por jovens leigos em jogos de Flight Simulator.

Até as “anfitriãs do ar” já não se preocupam com o ritual mímico que deixava cair a máscara de oxigênio apontando elegantemente para as saídas de emergência da aeronave. O velho “Thank you for flying with us” deu lugar ao automatismo dos sistemas de bordo, de monitores escamoteáveis futuristas, programados com desenhos animados, um luxo.

Acredito que esse crescimento anunciado com jactância tenha como único propósito a disputa do meio comercial que hoje se resume a um duopólio. Qualquer profissional experiente que se dignou a examinar esse processo avarento, com projeções de crescimento surreais, já deve estar com seus olhos arregalados, procurando uma saída e pronto para correr.

Na condição de controlador de tráfego aéreo aposentado, ainda me restará falar, falar, falar, mas em breve, a voz amiga do controlador ativo se calará de vez. As instruções, alertas e intervenções, chegarão às aeronaves por dados, frios, silenciosos e calculistas, numa comunicação inaudível e invisível, travada entre um piloto automático e um controlador cibernético.

E referenciando a assertiva de que “tudo o que sobe, desce!”, é bom explicar aos leigos administradores e marqueteiros das aéreas que, “quando se puxa cabra, mas quando se empurra, pica!”
 
Celso BigDog
 

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