terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

NG – O produto de uma geração distraída.


NG – O produto de uma geração distraída
A amplidão do assunto me obriga a trazê-lo para a esfera ATC, donde a experiência me credencia a abordar alguns pontos de vista, emitir alguma análise técnica e até mesmo arriscar algum palpite para os destinos dessa insólita atividade.
No controle de tráfego aéreo já fui considerado "New Generation". Em trinta anos de labuta, saltei do restrito “grão de arroz” de uma tela de RADAR irradiado, para alvos identificados por barras de controle, dali para as etiquetas aplicadas aos alvos-radar. Num piscar de olhos abandonei as salas escuras e cheguei aos conhecidos sistemas de visualização que compilam dados de um ou mais RADARES e os transformam em sinais gráficos de computador. Assisti resignadamente ao definhamento e a morte da válvula magnetron, a varrer fielmente os céus brasileiros, num silencioso pulsar, seu valioso e preciso cálculo de distância.
Ah eu já fui NG, mas sequer notei que à minha volta coisas aconteciam; que idéias brotavam; que a tecnologia aflorava no controlador recém chegado, pois um caprichoso atalho do tempo se encarregava de poupá-los dos “tortuosos caminhos” que eu trilhei. Basta lembrar que Francisco Drezza, o nosso eterno Nº1, foi um dia um NG, nem tanto por ser o primeiro controlador, mas por ser o primeiro controlador-RADAR.
Lutar contra a tecnologia é malhar em ferro frio e uma atitude pouco sensata, mas alertar dos perigos que só nós, os antigos, conhecemos, das experiências vividas naqueles “tortuosos caminhos” que o tempo fez questão de pular, é nosso dever.

Cuidemos para que as armadilhas da tecnologia não produzam vítimas. Cuidemos para que nossos sucessores não sofram os revezes da ignorância operacional. Cuidemos para que, ainda que hoje não estejamos mais a controlar o tráfego aéreo, aviões não caiam sobre nossas cabeças.
Falemos, ainda que não nos ouçam; ainda que não nos respeitem, ou até mesmo, ainda que o “Sistema” não nos dê o devido valor.

Deus nos Abençoe!

Celso BigDog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Obrigado!