domingo, 20 de setembro de 2009

500 aves a menos nos aeroportos brasileiros!

Neste ano, foram registradas mais de 500 colisões de aviões e aves
Olhando pelo lado positivo, podemos afirmar com satisfação que foram 500 aves a menos. Seria esse o plano governamental para resolver o problema e acabar com as aves aeroportuárias? Cada pássaro derrubado um ponto para o piloto! Quem sabe até quando eles estarão vencendo essa pendenga.

Poderíamos incluir nisso também a Operação São João, marcando pontos para cada balão rasgado. Com lanterninha e cangalha de fogos de artifício então vale mais pontos para o piloto.

Tem localidade por ai que está usando gavião de mentira instalado de pé num toco próximo à cabeceira para espantar andorinhas. Fiquei sabendo que duas andorinhas construíram seus ninhos num desses gaviões empalhados. Uma aninhou-se sob asa e a outra bem no... no... enfim, deixe pra lá.

Desculpe-me o leitor se o meu sarcasmo tende, por vezes, a passar dos limites, mas é que a razão é aniquilada pela desfaçatez com que o assunto é tratado. O que estão esperando? Aumentar as vergonhosas estatísticas brasileiras? Temos quatro vezes mais mortes em acidentes aéreos do que a média mundial!

Abro um parêntesis agora para minha falta de modéstia, mas sem qualquer medo de errar. Depois de mais de três décadas trabalhando em controle de tráfego aéreo, ensino aeronáutico a experientes pilotos de linha aérea, de trouble shooting em empresa aérea com habilitação para o padrão ETOPS (Engine Twin Operation System), de escalador de tripulantes de cabine e técnicos, sem falar das centenas de controladores que lapidei para exercerem a função com profissionalismo e segurança. Com todo esse conhecimento morro de medo de viajar de avião, não pelas panes, não pelos pilotos, nem pelos meus inexperientes amigos controladores, pois sei que tem alguém mais preparado a fungar em seu cangote enquanto controla. Tenho muito medo das revoadas de andorinhas, do lúgubre planeio de urubus, do curto voo de um quero-quero isolado, de lindas garças branquinhas como neve, e até de uma desajeitada corrida de seriema próximo ao rotate.

Penso com indignação nos meus colegas pilotos. Por que não reportam com seriedade a presença de aves durante suas operações? Preguiça? Querem me fazer acreditar que o perigo aviário é maior em São Paulo do que em Belém? Sei que os números referentes às colisões com pássaros estão próximos da verdade, mas os avistamentos notificados parecem uma provocação. Perdoem-me senhores pilotos, mas a responsabilidade pela inércia das autoridades aeronáuticas e governamentais é de vocês! Vejam só mais uma matéria a respeito e decidam:

Neste ano, foram registradas mais de 500 colisões de aviões e aves

Celso BigDog

Um comentário:

  1. Alerta do Google de blogs sobre: Controlador de Tráfego Aéreo

    Celso BIG BLOG - Opinião ATC: 500 aves a menos nos aeroportos ...

    de Celso BigDog

    Depois de mais de três décadas trabalhando em controle de tráfego aéreo, ensino aeronáutico a experientes pilotos de linha aérea, de trouble shooting em empresa aérea com habilitação para o padrão ETOPS (Engine Twin Operation System), ...
    Celso BIG BLOG - Opinião ATC - http://celsobigblogger.blogspot.com/

    Está no GOOGLE......

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Obrigado!