sábado, 22 de agosto de 2009

25 de Agosto - Um grande dia!


Apesar de minha teimosia de que o SICEAB sob administração civil seria mais próspero do que no modelo militar, não posso deixar de enaltecer a importância da carreira. Pensei em publicar novamente a carta de MONIZ BARRETO a El-Rei de Portugal em comemoração ao “Dia do Soldado”, mas por sorte, revirando os guardados de meu saudoso Pai, encontrei algo melhor. Vale à pena ler e pensar a respeito.

Essa data é comemorada desde 1923 em homenagem a Caxias. Nascido a 25 de agosto de 1803, faleceu em 1880, aos 77 anos.


Assim disse Caxias em sua chegada ao Rio de Janeiro como vencedor da Guerra do Paraguay, na noite de 15 de fevereiro de 1869:


“- Aqui cheguei no dia 15 à noite, com boa viagem e um pouco melhor dos meus incômodos. Vim para este sítio para ficar mais longe dos foguetes e das músicas da cidade, acompanhadas de longos discursos, que é coisa que os casacas pagam aos militares que tem a fortuna de não morrerem na guerra. Achei minha família com saúde e foi o que mais estimei.” (Folha da Tarde, 25/08/1971).


Luiz Alves de Lima e Silva era filho do Marechal Francisco de Lima e Silva e foi o único brasileiro a receber o título de Duque.
Meu abraço a todos, Controladores ou não. Salve! (Selva!)

Celso BigDog