domingo, 12 de julho de 2009

Uma no cravo e outra na ferradura!


Deus nos deu dois ouvidos para ouvirmos bem, dois olhos para enxergarmos bem, duas narinas para sentirmos bem o aroma do perfume e o cheiro do perigo, e uma só boca para falarmos pouco.
Muito profundo esse pensamento. Profundo, mas anacrônico. Hoje é possível conhecer a opinião das pessoas sem ouvi-las; falar para uma infinidade delas sem sequer abrir a boca. É possível buscar informação do outro lado do mundo em segundos. É possível expressar-se calado mostrando somente uma imagem, uma figura ou um filme. Deus nos deu mais do que duas orelhas, dois olhos, duas narinas e uma boca. “Ele” nos deu dez dedos.

Depois da odiosa edição da ICA 100-25, a chamada "ICA do Mal", o Comando da Aeronáutica surpreende e edita uma instrução utilizando a técnica do ferreiro, que depois de uma martelada no cravo aplica a seguinte na ferradura. Conheça a ICA 800-1 GESTÃO DA QUALIDADE NO SISCEAB (11 de maio de 2009), que mesmo não tendo sido concebida com esse fim, atribui formalmente responsabilidades ao alto escalão, pelos resultados e qualidade (bons e maus), dos serviços ATS prestados no Brasil.
Você que sempre reclamou da inércia do LRO - Livro de Registro de Ocorrências, precisa conhecer agora a definição do papel da Alta Direção dentro do SISCEAB. Conheça, participe, comunique formalmente cada desconformidade observada dentro dos princípios operacionais e de segurança. Relacione-os com os capítulos, itens, subitens, parágrafos, alíneas, notas, páginas e faça a máquina funcionar.
...
7.6.4 Quando for necessária a aceitação e a liberação de um serviço não conforme, tal decisão caberá à autoridade competente. Neste caso, devem ser mantidos os registros das decisões, identificando o respectivo responsável.
...
Antes tarde do que nunca!
ICA 800-1

Celso BigDog

Um comentário:

  1. Tem gente chamando essa publicação de SAC 0800-1.
    Serviço de Atendimento ao Controlador.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Obrigado!