terça-feira, 14 de julho de 2009

A.O.G.


A.O.G. é uma sigla usada na aviação para informar que uma aeronave está retida em algum porto - Aircraft On Ground - mas hoje parece que adquiriu nova interpretação: “Airbus On Ground”. Essa situação que passou da unidade para o coletivo é um fenômeno moderno causado por uma realidade que não existia com a aviação de outrora: “a informação em tempo real”.
Quantas histórias terríveis eram contadas de boca em boca na aviação e eram abafadas ali mesmo, no D.O, no hangar, no pátio, nos pernoites pelo Brasil e pelo mundo afora. Mas hoje um simples bate boca entre passageiro e tripulante já se torna um assunto de chat, Youtube, listas de discussão e até mesmo de comunidade Orkut como, por exemplo: “Eu odeio barrinha de cereal!”.
Pior do que a diferença de pressão atmosférica, que um simples sistema de pressurização pode dar jeito, subindo ou descendo a cabine, é a pressão da opinião pública. Essa sim é terrível. De um só golpe pode esmagar não só um avião, mas uma frota inteira, ou até mesmo uma indústria inteira. Já se fala em “groundear” toda a frota de aeronaves Airbus de grande percurso. Será que o problema está no tamanho do percurso ou no tal Fly By Wire? Não me parece ser uma perseguição comercial, pois os fatos falam por si. Seria então o “inferno astral” da companhia ou a comprovação de um equívoco tecnológico que nos obrigará dar um passo atrás?
Enquanto isso... oremos...
Celso BigDog
A última do A330

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Obrigado!