domingo, 21 de junho de 2009

SEUS PROBLEMAS SE ACABARAM!



Assim disse uma reportagem:
“... Por isso, a FFA estima que, além de vigiar os aviões o tempo todo, o GPS poderá triplicar a capacidade do tráfego aéreo, cortar pela metade o atraso de voos e ainda reduzir as emissões de gases do efeito estufa.”
Usando agora mais do que nunca o direito de exercer uma função de jornalista sem a necessidade de um diploma, ouso dizer, com igual propriedade da reportagem acima, o seguinte:
“Por isso a FFA – Feno, Farelo & Alfafa - estima que, além de vigiar os cavalos o tempo todo, o GPS - Gerenciator Pokotó System poderá triplicar a capacidade do transporte por carroças, cortar pela metade o atraso dos carroceiros e ainda reduzir as emissões do gás metano dos cavalos.”
Eu gostaria de ver um dia as notícias aeronáuticas sendo veiculadas com responsabilidade, veracidade e coerência, dentro do respeito e do direito à informação que o cidadão merece ter. Quando leigos se investem de autoridade para falar de assuntos técnicos e usam da mídia para vender uma idéia fantasiosa e vaga, sinto vergonha de explicar aos meus amigos e parentes que não é bem assim, aliás, que não é nada disso. Podemos no futuro contar até com sistemas de “Tele-Transporte”, mas dizer que tudo se resolverá por GPS em breve, é no mínimo mentiroso. Você sabe o que os americanos fizeram com os sinais de GPS no fatídico 11 de Setembro? Simplesmente distorceram todas as marcações de navegação para preservar sua segurança interna! Na ocasião, o Comando da Aeronáutica do Brasil emitiu às pressas, mas atrasado, um inócuo aviso aos aeronavegantes alertando para não utilização daqueles meios satelitais. Na época eram apenas alguns poucos pilotos que utilizavam oficiosamente o GPS. Quem se habilita a prever “quando os americanos voltarão a usar essa manobra defensiva novamente?” Você voaria tranquilo se soubesse que está à mercê dessa possibilidade?
A falta de informação, ou a deformação dos fatos tem como único objetivo confundir o cidadão para que não forme opinião a respeito. Para que não conclua que o problema do Controle de Tráfego Aéreo não está na execução do serviço, pois conta com a garra, a criatividade, a passividade e a camaradagem do trabalhador brasileiro. A questão está na forma como esses homens abnegados são conduzidos. Menos danoso seria ter o provedor de serviços ATC/ATM gerenciado eletronicamente por um sistema que substituísse a inépcia dos gestores por rotinas racionais e objetivas. Ai sim! Ai o Controle de Tráfego Aéreo brasileiro teria pelo menos uma chance de almejar prosperidade com segurança, livre dos danos causados pelo amadorismo, pela soberba hierárquica e pela cegueira do poder.
Vem aí a Copa do Mundo de 2014 e possivelmente as Olimpíadas de 2016. Você acredita que estaremos preparados para assimilar com segurança o volume de tráfego aéreo esperado? Você já viu algum planejamento? Você já viu algum cronograma de eventos a respeito? Além da divulgação de gastos estratosféricos em equipamentos e sistemas, você já viu algum investimento em reformulação dos recursos humanos capacitando profissionais para lidar com a nova realidade anunciada? Ao menos você sabe qual será o perfil do novo profissional? Se um controlador de tráfego aéreo arcaico, ultrapassado, obsoleto, demora cerca de cinco anos para atingir a maturidade operacional, quanto tempo será necessário para formar esse novo “elemento” do ATM?
Não é sensato aceitar que a aviação continue a seguir os impulsos de Ícaro quando deveria estar ouvindo os conselhos de Dédalo. Não é racional continuar aprendendo somente com os erros e acidentes, e muito menos permitir que o governo brasileiro só se empenhe em evitar uma única tragédia: “a desclassificação da seleção canarinho”.

Como nos velhos tempos, lanço aqui um convite à resposta:
- Câmbio!
Celso BigDog

Links relacionados:
Zero Hora
http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/tecnologia/19,0,2545902,GPS-pode-substituir-o-radar-em-avioes-comerciais.html
UOL Notícias
http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2009/06/17/ult5772u4370.jhtm

2 comentários:

  1. Dear Celso Big Dog,

    EL SILENCIO, LLEVA A...

    THE SILENCE, TAKE US TO...

    I'm waiting for the next...chapter.

    Still couting: Since 09/29/06 = 5-8-1.

    Soon...

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  2. Caracoles! Que susto quando vi essa pista 82 !!!!
    muito bom.

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