Perícia aponta que falha humana causou queda de avião na Zona Norte de SP
Do G1, em São Paulo
A perícia concluiu que a queda de um avião de pequeno porte ocorrida há um ano e meio na Zona Norte da capital paulista foi provocada por falhas do comandante e do co-piloto. O avião Learjet modelo 35 caiu em uma área residencial matando a tripulação e seis pessoas em terra.
Não é de hoje que minha insignificante voz ecoa em São Paulo contra a operação de aeronaves de alta performance em Marte. Já fui vítima de grandes sustos que se tornaram famosos nesses últimos anos. Participei de um Grupo de Trabalho que estudou, pesquisou, calculou e concluiu que pior do que isso só uma operação IFR naquele aeródromo. Enfim, marte não pode crescer além do que já é.
Se eu estivesse errado no meu pensar, por que então as aeronaves Lear Jet da FAB sempre estiveram proibidas de operar em Marte com autoridades a bordo? Calma! Não precisa responder agora.
Senta que lá vem história!
Nos primeiros dias de operação da empresa GOL em Congonhas, uma de suas aeronaves rumava para interceptar o ILS da pista 17 quando um Learjet decolou da pista 30 de Marte. Com alta velocidade e com um raio de curva à esquerda muito acima do esperado, deu ao TCAS do GOL que estava a 5500' a resolução de descida. O B737 estava nas proximidades do Pico do Jaraguá e ao realizar a manobra evasiva de descida para evitar o tráfego do Lear, teve simulltaneamente alarme do GPWS (Ground Proximity Warning System) acusando proximidade com o pico e o alerta para subir imediatamente.
Conclusão: na indecisão do sobe e desce "com a Graça de Deus as aeronaves se cruzaram ilesas, apesar da ínfima separação".
Norma de prevenção não pode ser seletiva. Deve ser "Direito de todo Cidadão" e "Dever Incondicional do Estado!"
Reportagem Acidente LR35 em SBMT
Ai que medo!
Se eu estivesse errado no meu pensar, por que então as aeronaves Lear Jet da FAB sempre estiveram proibidas de operar em Marte com autoridades a bordo? Calma! Não precisa responder agora.
Senta que lá vem história!
Nos primeiros dias de operação da empresa GOL em Congonhas, uma de suas aeronaves rumava para interceptar o ILS da pista 17 quando um Learjet decolou da pista 30 de Marte. Com alta velocidade e com um raio de curva à esquerda muito acima do esperado, deu ao TCAS do GOL que estava a 5500' a resolução de descida. O B737 estava nas proximidades do Pico do Jaraguá e ao realizar a manobra evasiva de descida para evitar o tráfego do Lear, teve simulltaneamente alarme do GPWS (Ground Proximity Warning System) acusando proximidade com o pico e o alerta para subir imediatamente.
Conclusão: na indecisão do sobe e desce "com a Graça de Deus as aeronaves se cruzaram ilesas, apesar da ínfima separação".
Norma de prevenção não pode ser seletiva. Deve ser "Direito de todo Cidadão" e "Dever Incondicional do Estado!"
Reportagem Acidente LR35 em SBMT
Ai que medo!
Celso BigDog
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