sexta-feira, 1 de maio de 2009

Como o Controlador vê o Piloto. (Ponto de Vista)



Durante muito tempo tentei entender por que há um distanciamento tão grande entre nós, controladores e pilotos. Nos quatro anos em que me dediquei a ministrar palestras e refreshment periódico aos pilotos da Transbrasil, cheguei à conclusão que somos água e óleo, que não se misturam, mas que também não se agridem. Pode-se notar que, apesar do interesse mútuo dessa convivência apontar para a segurança aérea, quando questões dizem respeito a uma classe distintamente, a outra se exime, como se não tivesse nada com isso. Quantas histórias de “Operações Tartaruga” nós (controladores) presenciamos sem tomar partido, independente da legitimidade da causa. Em quantas histórias de “Operações Padrão” nos vimos envolvidos, sem que os pilotos tomassem partido? E o chamado “Caos Aéreo”? As questões que estavam em jogo diziam respeito à segurança aérea, mas o controlador pagou um alto preço sozinho.
A única preocupação no momento é que nossas profissões estão em jogo. Transformações radicais nos ameaçam, sem que ninguém, junto ou separadamente se aperceba disso. Quem sabe se no futuro estaremos sendo substituídos por macacos mesmo, apertando botões e custeados como hoje, a preço de bananas.

Vai ai uma historinha para exercitar a mente?

Era um dia comum no APP São Paulo. Como de costume um enxame de aviões sem prévio gerenciamento foi despejado na terminal. Por sorte um conceituado controlador ocupava a posição operacional do setor mais congestionado.

- SEU8655 é o número 12 para pouso, mantenha a proa de Santana e reduza para 250 nós!
- 8655 reduzindo.
- SEU 8655 está reduzindo para 250 nós?
- Afirmativo!
- SEU 8655 qual sua velocidade indicada?
- Calma! Isso não é assim não! Eu tenho que fazer uns cálculos aqui. Estou reduzindo!
- Ciente, curva a direita proa 270!
- Confirme?
- SEU 8655 faça curva a direita agora para a proa 270!
- Ciente 55, proa 270...

Algum tempo depois...

- Controle São Paulo é o SEU 8655?
- Prossiga!
- ÔÔÔ meu amigo, ainda estou mantendo a proa 270 a 5 milhas de Sorocaba. Não vai me aproximar não?
- Calma! Isso não é assim não! Eu tenho que fazer uns cálculos aqui. Já, já irá aproximar... mantenha a proa 270, mantenha o nível... e outra coisa, não somos amigos!

Entende quando digo água e óleo? Quando tratamos de interesses de classes, só conseguimos enxergar nossos próprios umbigos. A única diferença é que, nessa tentativa de nos misturarmos, os pilotos insistem em ser o óleo. Que pena!

Celso BigDog

2 comentários:

  1. Vejo isso como o que aconteceu com os desenhistas de projetos e suas enormes pranchetas e suas réguas T. Foram extintos assim que surgiu o CAD-CAM. Acho bom correr atrás, se não...

    ResponderExcluir
  2. E agora,depois de algumas reflexões vamos fazer o que ? Antes me sentia como no filme " Os Incríveis" ... uma pequena família com diversas aptidões que desistiram de serem "mais um" e reassumiram suas posições para tentar tornar água e óleo miscível.Pela expressiva participação no forum parece que não temos uma opinião da classe. Ou não há o que ser comentado ou não há mais esperança para aqueles "super heróis" que continuam tentando fazer o trabalho de muitas formiguinhas.....Seria ético lembrar do GOL 1906?...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Obrigado!