quarta-feira, 15 de abril de 2009

Nasce uma estrela!

NASA divulga imagem de formação de estrela a 150 anos luz da Terra, captada por um satélite. O fenômeno, que lembra uma grande mão humana, azulada, tentando alcançar a nuvem vermelha, foi capturado pelo Chandra. Cientistas da NASA dizem que a névoa azul trata-se de um dos campos eletromagnéticos mais poderosos já encontrados.

Alguém deverá estar se perguntando – “O que esse assunto tem a ver com esse Blog?”
E eu respondo:
“Tudo!”
Por mais de três décadas vigiei o espaço aéreo brasileiro, zelando anonimamente pela segurança de irmãos desconhecidos, no céu e na terra. Vivenciei muitas situações de risco, indizíveis, que Graças à mão de um Ser Superior, inexplicavelmente, não se transformaram em tragédias. Que bom que agora a tecnologia já permite fotografar essa “Energia Cósmica” que arquiteta, cria, modifica e até brinca com os destinos do universo. Que bom estar vivendo esse momento único em bilhões e bilhões de anos luz.
Grandes obras se iniciam com pequenos gestos ou atitudes. Para começar, basta acreditar.
Obrigado Senhor
Mário Celso Rodrigues

3 comentários:

  1. Que imagem mais linda..Mas eu não tenho a minima nõção do q seja 150 anos luz da terra.

    Vc poderia me dizer o q isso significa?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Hei eu também fiquei curioso e achei essa explicação=
    Ano-luz é uma unidade de comprimento utilizada em astronomia e corresponde à distância percorrida pela luz em um ano, no vácuo. Seu plural é anos-luz. Em inglês, costuma-se abreviá-lo por "ly", de "light-year".

    A luz desloca-se a uma velocidade de aproximadamente 300 mil quilômetros por segundo (nada viaja mais rápido do que ela), percorrendo 9,46 trilhões de quilômetros por ano entre os astros. Assim, a distância de alfa Centauro até nós equivale a 4,2 anos-luz (40 trilhões / 9,46).

    Para se calcular o valor de 1 ano-luz em quilômetros é necessário saber que a velocidade da luz no vácuo é de 299.792,458 quilometros por segundo (km/s) e que o tempo utilizado na definição é o chamado Ano Gregoriano Médio (ver Calendário gregoriano) com 365,2425 dias. Assim temos que o ano-luz vale 9 460 536 207 068 016 metros; ou também 63241,07710 UA (unidade astronômica). É isso ai.

    Como somos tão insignificantes não?

    ResponderExcluir
  3. Quando vejo que meus posts fazem pensar as pessoas, a favor ou contrário às minhas opiniões, sinto-me recompensado. Obrigado pelo interesse e pela colaboração.
    Celso

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Obrigado!