quinta-feira, 9 de abril de 2009

Cérebro "avisa" antes de cometermos erros

Pouco antes de você cometer um erro, seu cérebro dá sinais de alerta, segundo estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. De acordo com os autores, essa descoberta poderá levar ao desenvolvimento de aparelhos que avisem aos controladores de trafego aéreo quando eles estão perdendo a atenção.

Antes de continuar a leitura, click aqui e conheça a notícia completa.


Agora vamos lá:

Tendo como exemplo o estudo da Universidade Americana, nossos pesquisadores não ficaram para traz. Um sistema que consiste de um tijolo amarrado num saco enquanto é sustentado por uma das mãos do controlador (porque a outra está segurando o microfone) é a grande sensação do momento. Muito mais barato e eficaz, esse complexo mecanismo, age diretamente no ponto vital do problema. Se o controlador relaxar e deixar cair o tijolo, o alerta é imediato, pois a ligação com o saco age em tempo real e desperta o indivíduo.
Usando essa técnica não-invasiva – chamada magnetoescrotografia, que é mais sensível que a tradicional vasectomia – os pesquisadores registraram as ondas cerebrais de controladores durante um teste monótono que exigia atenção e descobriram que, um segundo antes dos voluntários cometerem erros, todos já estavam de saco cheio. Descobriram também que os erros causavam mudanças imediatas na atividade sexual das cobaias humanas, que pareceu reduzir a libido. “É como se o saco estivesse falando ‘preste atenção!’, e, então, reduzindo a probabilidade de outro erro”, disse o pesquisador da CEAT (Central de Enteligência Aero-Técnica).

Os especialistas esperam que os resultados sejam traduzidos rapidamente para a aplicação prática, em consonância com o “Proctotest fingerless (sem dedo)” para profissões ou tarefas que exijam atenção constante, como o controle do tráfego aéreo. Além disso, segundo os autores, os resultados poderiam levar a novas terapias em outras especialidades com déficit de atenção e hiperatividade.

Não quero nem pensar no que estão preparando para nossas controladoras de tráfego aéreo!

Ora faça-me um favor!

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário. Obrigado!