quinta-feira, 30 de abril de 2009

Há algo de "novo" no ar! (Ponto de Vista)


Como primeiro resultado positivo da iniciativa "Ponto de Vista", deste Blog, trago aos senhores uma boa nova, onde espero que vicejem artigos científicos sobre a atividade ATC/ATM. Infelizmente por condições abaixo descritas não poderei expressar ali o meu pensamento, pela formação acadêmica exigida, mas estarei orgulhoso de ver alguns de nós assinando boas matérias. Organizem suas idéias, preparem seus artigos e participem desse processo de esclarecimento da atividade de Controle de Tráfego Aéreo, elucidando dúvidas, buscando soluções, fundamentando teses e trazendo entendimento para nossa insólita atividade.
Abaixo adianto algumas características desse promissor veículo de informação especializada que em breve estará circulando no meio aeronáutico. Comecem a escrever seus artigos. Querem mudanças? Participem!

CONEXÃO SIPAER
A Revista Conexão SIPAER é uma revista científica a ser editada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. Com o objetivo de promover a disseminação da informação técnico-científica produzida por pesquisadores e profissionais da área da ciência aeronáutica e ciências afins, voltados para a segurança de vôo, terá foco nas atividades de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos.
Serão aceitas submissões de artigos feita por autores brasileiros que possuam currículo cadastrado no Sistema Lattes. Em caso de co-autorias, todos os autores deverão estar cadastrados. Autores estrangeiros que não tenham atuação direta em instituições no Brasil serão dispensados desta exigência.
Não é necessário ser credenciado SIPAER para a submissão de artigos, no entendimento de que todos os profissionais ligados à aeronáutica trabalham direta ou indiretamente com a prevenção de acidentes. Da mesma forma, não é necessário que o autor esteja em a atuação acadêmica ativa. Porém, a Revista Conexão SIPAER estimula a participação colaborativa entre pesquisadores de atuação acadêmica e profissionais em atividade operacional para a submissão de artigos em co-autoria.

LINHA EDITORIAL
São de interesse para a Revista Conexão SIPAER os trabalhos desenvolvidos por pesquisadores e profissionais das seguintes áreas:
Administração aeroportuária; aviação; busca e salvamento; ciência aeronáutica; comunicação e fraseologia; engenharia aeronáutica; ensaios em vôo; ergonomia; fator humano; gerenciamento de operações; instrução aérea; investigação de acidentes aeronáuticos; manutenção aeronáutica; medicina aeroespacial; segurança operacional e safety management system (sms); sistema de gerenciamento da prevenção de acidentes aeronáuticos; tráfego aéreo e transporte aeromédico.

APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS
O arquivo contendo o texto do artigo deverá ser remetido para o email conexaosipaer@cenipa.aer.mil.br em formato Word for Windows seguindo os seguintes critérios:
1. Ser redigidas no idioma português ou espanhol em página A4 (210 x 297 mm);
2. Cada trabalho deverá ter o número máximo de páginas de acordo com o estipulado no item 2.1 Estrutura de Seções, incluindo bibliografia, figuras, tabelas e demais anexos;
3. Deverá ainda vir acompanhado de resumo com o máximo de 10 linhas em português (ou espanhol) e 10 linhas em inglês;
4. A fonte utilizada deverá ser a Arial tamanho 12 para o texto, Arial 10 para as citações com mais de três linhas, notas de rodapé e bibliografia, todos com alinhamento justificado;
5. O título e os subtítulos serão os únicos itens a serem grafados em negrito;
6. O espaçamento entre linhas deverá ser simples para todo o texto e os subtítulos deverão ser separados do parágrafo anterior por um espaçamento duplo;
7. As margens deverão ser de 2 (dois) cm com a numeração das páginas no alto da folha, à direita e os parágrafos deverão ser formatados com recuo padrão de 1,25 cm, sem espaçamento entre parágrafos;
8. Cada trabalho deverá incluir o título na primeira página, no alto e centralizado e na última página, a bibliografia de acordo com as Normas da ABNT;
9. As imagens devem estar no corpo do texto, em ordem crescente, em resolução de 100 a 300 dpi, seguida de legenda explicativa no formato previsto pela ABNT. Devem ser enviadas também em arquivos separados em formato jpeg na resolução máxima.
10. Devem ser seguidas as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

IMPORTANTE:
Todos os metadados relativos à autoria do artigo submetido deverão ser encaminhados em um arquivo distinto do arquivo do texto do artigo contendo o título e o nome do autor ou autores (último nome em caixa alta seguido do nome), formação, titulação ou qualificação profissional, instituição de trabalho, endereço completo, telefone, fax e e-mail.
(Fonte: Arquivo gentilmente cedido pela Biblioteca do CENIPA)

Celso BigDog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Obrigado!