segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Ninguém te dá bola? Então toma!

Você controlador, está preparado para assumir responsabilidades?
Não me refiro às responsabilidades rotineiras. Digo sobre aquelas que você acha que tem capacidade de assumir. Refiro-me àquelas atividades que ordenam, dirigem, planejam e fazem o ATC e ATM acontecerem no mundo. Refiro-me ao conhecimento administrativo, à capacidade gerencial e aos meandros obscuros das relações internacionais que alinhavam o tráfego aéreo mundial. Até que ponto sua visão permite enxergar?
Se você concordar que reuniões, palestras, simpósios, encontros, são ainda um minúsculo passo rumo a essa almejada condição de auto-suficiência, então podemos dizer que sua miopia global começou a diminuir.
Se almeja um posto de destaque dentro do ATC/ATM, estude. Não se contente com os cursos da EEAR, do ICEA, da SIAT, do "Tererê". Sirva-se dos cursos de Ciências Aeronáuticas, de Pós-graduação do ITA ou de Direito com vistas ao Direito Aeronáutico. Discuta. Participe. Opine, mesmo que as críticas sejam cruéis. Somente através dessa vivência independente da manipulação de um microfone e de um cursor de RADAR é que se pode atingir um bom nível administrativo dentro do sistema.
Agora, se você não estiver preparado para assumir, é melhor não pedir a bola, porque senão, toma!

Mário Celso Rodrigues
Controlador de Tráfego Aéreo
Analista Aeronáutico ATC/ATM

Um comentário:

  1. Por que será que os controladores das associações não pensam assim? Será que eles nunca vão entender que é por isso que as coisas não andam? Será que o fato de ninguém esclarecer os pobres mortais (controladores comuns) é para não perder o status de herói? Quando eu tiver essas respostas, poderei opinar sobre o que quero e o que não quero para meu futuro. Por enquanto, não adianta chamar para a briga porque eu não vou.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Obrigado!