domingo, 4 de janeiro de 2009

A Deus o ano velho!

O que poderíamos guardar de 2008? O que deve ser mantido vivo e o que deve ser sepultado nas prateleiras empoeiradas dos arquivos mortos? As mágoas não podem ser arquivadas pois são tão grandes que não cabem na caixa. As inverdades sobre o controle e os controladores de tráfego aéreo também não cabem. Apesar da mentira ter pernas curtas, por mais que se ajeite ela sempre acaba ficando com o rabo preso do lado de fora. O que poderíamos então guardar de 2008? Comigo restou um bocado de esperança, que poupei para o momento certo. É uma quantidade suficiente para repartir com quem acredita em evolução. Penso que não devemos esperar por “caridade”, como se e o amor pela atividade nos fizesse merecedores desse pagamento, dessa doação. Amor não tem preço. Quero merecer um ATC/ATM saudável, seguro, que eu ajudarei a construir. Quero conquistá-lo e agarrá-lo quando estiver forte o suficiente para não deixá-lo cair. Essa evolução virá através do constante aprendizado de programas de “educação continuada”. Até posso ver as pessoas que irão preencher os postos-chave desse sonhado ambiente civil. Não surgirão de outro lugar ou condição que não seja dos muitos cursos atualmente direcionados por Universidades e pelo ITA, abordando Tecnologia, Gerenciamento de Riscos e Fatores Humanos. Só alguns poucos postos serão supridos pelo Notório Saber, acumulado exclusivamente pela dedicação à carreira e um distraído desapego a títulos e diplomas.
Vejo a movimentação para iniciar o ano com um evento em Salvador como uma boa iniciativa. Espero que não seja o único. Torço para que os controladores consigam enxergar a importância do momento que vivemos. Torço para que demonstrem interesse em participar das discussões dessa metamorfose ATC/ATM que está em franca e silenciosa implementação. Omitir-se hoje, pode trazer grande arrependimento amanhã, pois o gerenciamento do futuro tráfego aéreo será suprido com profissionais forjados em ambiente universitário, com formação condizente com as necessidades básicas para garantir a segurança e a qualidade do serviço. O salário? Bem isso será só um detalhe para quem estiver trabalhando num ambiente organizado, respeitado, seguro e prazeroso.
Quanto aos que ficarem pelo caminho, acredito que não faltarão sargenteações nos Batalhões de Guarda e Segurança espalhados por esse imenso País.
Adotemos uma nova caixa, bem grande e resistente para guardar todas as iniciativas boas que tivermos em 2009. Acredito que só assim teremos motivos para realmente comemorar a chegada de 2010, e que Deus a abençoe.
Celso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Obrigado!