quinta-feira, 24 de maio de 2012

O Brasil deveria apostar no "Pré-Açúcar" como solução para a Aviação Civil?


Não vou falar de aeroportos! Esse assunto já se esgotou e esgotou a nossa paciência também. Então vamos a um novo ponto que mexe no bolso de... do... Ah sim, claro, do passageiro: "O Custo Operacional dos Voos".
Nosso povo realmente é muito pacato. Todos, e aí eu me incluo, abismados com as reservas petrolíferas do “Pré-Sal”, não atentamos para uma palavrinha complementar que até rima com essa mina de ouro negro: “abissal”. Não é sem motivo que as aéreas já estão pensando em mudar de rumo e até de ramo.
Empresas petrolíferas internacionais, com tecnologia mais do que experimentada para explorações oceânicas menos complexas, dão mostras de que um pequeno deslize pode levar a grandes catástrofes ecológicas. Agora mesmo, a Marinha do Brasil está investigando um grande vazamento de óleo na costa do Espírito Santo. A aplicação de multas astronômicas impagáveis não restitui o dano e corre par e passo com o prejuízo perpétuo causado à humanidade. Para as exploradoras basta pedir falência. 

Quem sabe um dia, pois já foi testado em aeronaves de pequeno porte, o álcool de cana de açúcar chegue realmente à Aviação Comercial como a salvação da lavoura. Por certo traria mais satisfação aos “Eco-Sheiks”.  Para eles, produtores de álcool e açúcar ou açúcar e álcool, dependendo da oscilação do câmbio, seria mais um mercado galopando nas rédeas da fanfarronice eleitoreira, que nos presenteia com governantes à cada dia mais compromissados, comprometidos e comprados pelo poder econômico. 

Resolvido! Vamos tentar então o “Pré-Açúcar”! Vamos buscar a energia na agricultura. Mas... E o povo?
O povo brasileiro certamente se contentará com o grande aumento de salário, pago com o que abunda na costa brasileira, o sal, abissal, etc e tal.

Se pensa que todo o Controlador de Tráfego Aéreo é biruta, o que diria de Descartes quando afirmou: - "Dubito, ergo cogito, ergo sum (Eu duvido, logo penso, logo existo)".
Eu... preciso continuar pensando.

Celso BigDog

Leia:
Segundo especialistas, combustível caro marca uma das maiores crises do setor aéreo do país.

3 comentários:

  1. A camada do pré-sal já foi manchete, polêmica e até bandeira da próxima campanha presidencial. Apesar dos bilhões de barris de petróleo alardeados pelo governo, que estão supostamente encobertos por espessas camadas de sal abaixo do leito do mar brasileiro, muito do que se falou até hoje são meras conjecturas. O que realmente significa o pré-sal para o país? Como essa riqueza será explorada? Quais são as garantias de que a extração de petróleo nessas áreas é um bom investimento? Essas e outras respostas irão ajudar você a entender a questão.
    1. O que é o pré-sal e onde ele está situado?
    2. Qual é o potencial de exploração de pré-sal no Brasil?
    3. Quanto representa esse potencial em nível mundial?
    4. Como o Brasil vai explorar essa riqueza?
    5. Quanto deverá custar o projeto?
    6. Há alguma garantia que justifique o investimento?
    7. Quais são os riscos desse investimento?
    8. Onde será usado o dinheiro obtido com a exploração?
    9. O que acontecerá com os contratos de concessão do local já licitados e assinados?

    Veja: O que é o pré-sal?
    http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/pre-sal/

    ResponderExcluir
  2. Danos causados por vazamentos de petróleo nos oceanos
    Link http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/danos-causados-por-vazamentos-petroleo-nos-oceanos.htm

    Marinha investiga vazamento de petróleo na costa do Espírito Santo
    Petroleiros relataram mancha de cerca de um quilômetro perto de plataforma operada pela Petrobras no campo de Jubarte.
    Link: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/meioambiente/2012-05-17/marinha-investiga-vazamento-de-petroleo-na-costa-do-espirito-san.html

    ResponderExcluir
  3. Delta produzirá seu próprio combustível.
    Copie e cole no seu navegador:

    http://www.airlowcost.info/2012/05/delta-airlines-entra-no-negocio-dos.html

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Obrigado!