quinta-feira, 10 de maio de 2012

A Aviação Civil faz terapia tricotando uma nova malha.


O Brasil se vê acuado diante das propostas e contrapropostas dos interessados na compra de aeroportos. Os preços oscilam. Investidores analisam e se vão em boa hora balançando a cabeça. Regras são mudadas no meio do jogo. Quantas diretrizes são modificadas nos Editais de cada licitação?
O ATC se confunde com a sogra problemática que é recusada por todos. Seria viável asilar o grupo na iniciativa privada, dirigida futuramente pelo “mesmo” status quo de terno e gravata. 
Palpiteiros de plantão arriscam-se em apresentar soluções “aeroportunistas”, aumentando ainda mais os custos astronômicos, que já foram multiplicados por três. Enquanto esse devaneio é veiculado e rediscutido, os prazos se espiram e entra o vilão, adorado pelas contratadas que operam em regime de urgência, o RDC – Regime Diferenciado de Contratações Públicas.
Enquanto tudo isso não sai do lugar, incautos estrangeiros, acreditando na eficiência dos “céus abertos”, continuam apresentando planos de voo para novas linhas rumo ao Brasil, confiando que essa tricotagem fará uma malha consistente. É líquido e certo que, se não suporta o menor enrosco hoje, logicamente se desfiará deixando, durante os grandes eventos que se aproximam, o movimento aéreo descoordenado. Com suas linhas embaraçadas para serem desemaranhadas pelo Centro de Gerenciamento de Nós Aéreos e um grupo de controladores de tráfego aéreo desesperados, amparados por uns poucos dinossauros ATC, que teimosamente se recusam a vestir o pijama. Pilotos? Ah esses parecem não ter opinião, pelo menos não as manifestam diante do assédio moral que sem o menor pudor lhes mostram a porta da rua.
Tirando aprendizado com os entraves ocorridos na África do sul, e levando-se em consideração as diferenças geográficas com o Brasil, não podemos estimar quantos torcedores perderão os jogos em decorrência de transporte aéreo, ou acesso aos aeroportos, mas estejam preparados. Um celular com recursos de TV digital é uma boa pedida.
Estamos às vésperas da Copa Do Mundo e, como narraria Fiori Gigliotti, saudoso radialista de futebol, "Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo..."; "O tempo passa..."; E no seu bordão "Crepúsculo do Jogo" seremos submetidos a mais um teste, como ele mesmo dizia: "Aguenta coração”! 
Celso BigDog

11 comentários:

  1. Na época da copa,estarei como 2S...quero ver como eu e meus amigos em congonhas, nos sairemos. Vejo muitos amigos despreparados(inclusive eu), tento aprender com o "dinossauro" porque sei que será um caos lá...é sentar e rezar, pois o que está por vir, é o pesadelo dos ATCs. o "chiqueirinho" de congonhas vai esstar operando a full capacidade e ainda teremos incontáveis aproximações...será que as separações de segurança vao mudar? acho que não...acho que será na base do "se vira praça" e se fizer merda, a culpa é tua. Grande blog, meu amigo! Mtas informações úteis e um excelente trabalho!

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  2. eu já ouvi isso, durante uma operação PL (como a chamava o velho Rabello) ou como eu e Etevaldo no APP, Soares e Castro na TWR : decolar em leque e aproximar em funil... o chefe da TWR de então, me chamou no telefone para indagar que era o operador da final SP; ao saber que era este o operador, comeou elogiando: "Excelente esta operação" e continuou " mas se der merda, vocês estão f/u/d/i/d/o/s/"

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  3. É por causa desse jeitinho herói que a situação está desse jeito. Mais cedo ou mais tarde iria estourar, e ainda vai. Abraços!

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  4. ééé... Mas esse "jeitinho herói" é o que está mantendo este caótico Tráfego Aéreo brasileiro funcionando... E sem os "chefetes" de plantão dando "pitacos"!! Vamos continuar "HERÓIS", sim senhor!!!

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  5. O controlador sempre trabalhou no "jeitinho", pois a regulamentação brasileira é engessada e precária.
    Os pilotos, onde andam??? Agora estão preocupados com seus empregos, conheço poucos profissionais mesmos preocupados com os rumos da aviação.
    E o DECEA, o que fez? Diminuiu a separação (que será menor ainda) na caneta.
    Parabéns pelo blog e grande abraço.

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  6. justamente esta preocupação paira sobre meus devaneios como atco de um setor do app-rj, vejo diariamente a fornalha a todo vapor muitos garotos que ainda nem viveram direito mas a coisa ta vindo a toque de caixa..vem por ae o ja implantado na TMA brasilia e na TMA Recife PBN nas duas piores terminais do brasil São Paulo e Rio realmente haja coração

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  7. comissários de voo protestam contra a Anac em SP

    Por volta das 16h desta quinta-feira, 10, funcionários de companhias aéreas fizeram um protesto em frente ao prédio da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), localizado em frente ao aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo. Os trabalhadores não estariam satisfeitos com a decisão da agência de permitir que a empresa reduzisse seu contingente de comissários de bordo.
    Até 2010, no Brasil, o número de comissários de bordo por voo era semelhante à quantidade de saídas de emergência de cada aeronave. Logo, um avião com quatro saídas, teria quatro comissários. Contudo, em decisões recentes, a Anac passou a permitir que companhias aéreas voassem com menos profissionais.
    De acordo com o grupo sindical, cerca de 150 comissários de voo esperavam, com a manifestação, serem atendidos na sede da ANAC, mas não obtiveram sucesso. Eles, então, entraram no aeroporto e protestaram com megafones e cartazes. A assessoria de imprensa do aeroporto de Congonhas informou que a movimentação não atrapalhou o fluxo de passageiros.
    A Anac respondeu que a redução do número de comissários de bordo é coberta pelo Regulamento Brasileiro de Aviação Civil 121 (RBAC 121). Disse também estar em "consonância" com a legislação internacional, que prevê que o número de comissários é relacionado ao número de passageiros: 1 comissário para cada 50 passageiros. "Por exemplo, uma aeronave com capacidade para 154 passageiros deverá ter 4 comissários, já uma aeronave com 132 assentos, 3 comissários", completou a agência.
    LINK: http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5766917-EI8139,00-vc+reporter+comissarios+de+voo+protestam+contra+a+Anac+em+SP.html

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  8. você é a chave para muita esperanças... uma pessoa que não se corrompeu e continua a exercer influência de suma importância para essas almas que vagam, frustradas, ao se iludirem com esta profissão tão nobre, porém tão massacrada e perseguida.

    O que fazer para desmilitarizar ? Esse país nao aguenta outra paralisação... o sistema vai rachar... o que está faltando?

    abraços e agradecimentos de um irmão de profissão.

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    1. Primeiramente obrigado meu amigo.
      A desmilitarização já começou, mas não acredito que ela esteja plenamente implantada nos próximos 10 anos. Primeiramente, e nós ATCOS juntos, deveremos receber as chicotadas dos organismos de aviação e turismo internacional em virtude da vergonha que passaremos nos eventos esportivos. Os primeiros a tirar o uniforme, acredito, serão as TWR e APP e finalmente os ACC depois da renovação estrutural de quem fica com o que, ou seja, manutenção, compra, operação e administração/RH. Não sei se verei isso.
      Grande abraço. De qualquer forma, estude!

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  9. Acredito que tínhamos tudo em mãos no meio da crise aérea para que, da noite para o dia, ocorresse....
    Confiamos em fantoches manipulados que nos enganaram publicamente com acordos assinados a lápis... mas nossa pior fraqueza foi termos voltado a vestir a farda nos condena.
    Se todos os operadores em Brasília, Curitiba, Sao Paulo, Recife e Manaus assumissem as posições operacionais vestindo calças jeans e camisa,e os que assumissem realizasse o mesmo, sucessivamente, não seriam capazes de prendê-los todos.
    Chefes de sala? oficiais? nada mais são que checadores de Vincos, pois não complementam em nada a operação aérea nas salas de controle, sejam Acc, App ou twr.

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    1. CARO AMIGO,
      Por favor, leia:

      http://celsobigblogger.blogspot.com.br/2010/12/trafego-aereo-controladores-com-faca-e.html

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