quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

A aviação civil brasileira deriva, mas o governo não tergiversa.

Em aviação costuma-se dizer que só há duas formas de se fazer as coisas: a certa e a errada.
Por mais que se queira inovar é sempre bom medir a distância para só depois arriscar um salto. Tem sido assim desde sempre. A euforia em torno do automatismo, por exemplo, já fez muitas vítimas e coloca a tecnologia a dar marcha à ré sempre que um fato novo, sinistro, acontece. Foi assim com a transição tresloucada para a ANAC que, ávida por mostrar serviço dentro de um labor que mal conhecia, acabou por desregular velhos princípios de segurança. Foi assim com a desestatização da Infraero que se achou madura o suficiente para “se perceber como empresa” e excluir os aviões do rol de seus clientes. Foi assim com empresas aéreas que trocaram o mimo dedicado à expectativa do passageiro pela importância do lucro. Foi assim com a tecnologia embarcada, que metendo os pés pelas mãos transformou “rotina de apoio à decisão” em procedimento irrefutável ao comandante. Por essas e outras que as transformações na aviação não podem ser assim de supetão. Se o recuo do novo governo foi no sentido de tomar mais distância para impulsionar um grande salto e transpor um imenso obstáculo, parabéns! Isso demonstra que a equipe acaba de tomar consciência do tamanho do pepino.
A aviação moderna já não é tão simplista a ponto de buscar numa reta a menor distância entre dois pontos. Hoje o que se procura de verdade é o “melhor caminho” entre uma decolagem e um pouso.
Ainda que a opinião pública seja manipulada por interesses de través, a deriva do transporte aéreo brasileiro deve ser corrigida sempre, para que ao longo da trajetória não se afaste cada vez mais de seu objetivo básico, que é servir com segurança e eficiência.
Se durante a campanha eleitoral a candidata tergiversou sobre o aborto, hoje, como presidente eleita não tem mais dúvidas. Sentindo que a ideia da SAC se aproximava da V1 de forma desconfigurada e sem sustentação, valendo-se de suas prerrogativas de comando, “abortou a decolagem”.
Celso BigDog.

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