Que me desculpe o controlador envolvido na ocorrência, mas, apesar dessas manchetes mal formatadas, cheirando a sangue, prefiro que essas questões sejam levadas a público agora, enquanto ainda há tempo para mitigar a deficiência da infraestrutura aeronáutica e aeroportuária, e suprir os recursos humanos. Não podemos nos iludir com declarações sobre aumento de efetivo. Na verdade, quando anunciam que novos controladores estarão se formando no ano, omitem a informação de quantos estarão se aposentando e quantos mais sairão para carreiras alternativas nesse mesmo ano. Se tanto no grupo de proteção ao voo quanto no de aeronautas já se observa essa insuficiência hoje, o que dizer no furor da Copa 2014 e Olimpíadas 2016?
Além disso, a maior preocupação quando se fala em RH não é com a quantidade de profissionais, mas sim com a qualidade técnica deles. Ainda que no controle de tráfego aéreo já se alardeie que foi atingido o número de controladores necessários ao preenchimento das posições operacionais instaladas, suportar a demanda com segurança é outra história. Da mesma forma, o grupo de tripulantes vem sendo abastecido hoje com profissionais recém formados, com baixa experiência e, o que é pior, gerenciado por comandantes cada vez mais novos.
Mas fique calmo. Com minha larga experiência em controle de tráfego aéreo, posso garantir que, também morro de medo de viajar de avião.
P.S. Assim disse um jornal: -“Entre os tripulantes estava o senador Romeu Tuma (PTB-SP).” Poxa, ele foi Comissário de Polícia ou de Comissário de Bordo?
Celso BigDog
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