sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Sem tato, companheiros!

Manda quem pode e obedece quem tem juízo!
Ou seria, obedece quem não tem juízo?

Diálogos comuns entre:

Piloto e PAX VIP
- O tempo está ruim senhor, melhor alternarmos para outro aeroporto.
- Negativo! Vá tentando aí. Preciso que esse avião pouse aqui!

Controlador e seu chefe
- A visualização RADAR está ruim senhor, melhor empregarmos os procedimentos de degradação de sistemas conforme prevê o regulamento no item 14.2.
- Negativo! Isso vai atrasar os voos. Nem pense nisso!

Supervisor da TWR e Centro de Gerenciamento
- Senhor, a pista está escorregadia. Melhor suspendermos as operações, pois não tem grooving.
- De jeito nenhum! Informe aos pilotos e transfira a decisão para eles. Por acaso grooving é requisito obrigatório?

Piloto e Coordenação da Empresa
- Ô coordenação, Congonhas "está nos mínimos". Acho melhor alternarmos Campinas.
- Sem chance comandante! Ou esse avião pousa aqui ou vai desmantelar nossa malha.

Piloto e mecânico
- Ô manutenção, tem um reporte aqui no RDT de Wing Anti-Ice LH acendendo em vôo. Melhor trocar não?
- Negativo comandante! Isso dará atraso. O senhor segue o voo e trocaremos a peça no próximo pouso.

Mecânico e Supervisor de manutenção
- Ô Máster, há uma trinca na porta da baia do trem de pouso... Como ficamos? AOG?
- De jeito nenhum! Cubra com uma fita aluminizada, libere a aeronave e deixe isso para o pernoite.

Abastecedor e Co-piloto
- Amigão, este avião abastece em galões ou litros?
- Hã? Vai abastecendo ai que eu já volto.

Assim como anda dizendo o noticiário: “Nevoeiro é uma das três possíveis causas do acidente aéreo na Rússia", afirmo que "NEVOEIRO NÃO DERRUBA AVIÃO!" Excetuando-se a interferência ilícita, os atos de vandalismos e uma ínfima parcela de fatalidade, o que pode derrubar um avião é a não observância das normas, o desconhecimento dos boletins de manutenção, o descumprimento dos regulamentos operacionais, a intervenção autoritária indevida, quer seja ela originária do meio civil ou militar, do setor público ou privado, sobrepujando a autoridade daquele que pilota, daquele que conserta ou simplesmente daquele que mantém ordenado, rápido e seguro o fluxo de tráfego aéreo. Em caso de acidente, somente desses três personagens serão cobrados os aspectos psicológicos, operacionais, técnicos, de iniciativa, de comando, de disciplina, de julgamento, de planejamento e de supervisão. Só deles...

Infelizmente para aqueles que não cedem a essas pressões restam as demissões e dispensas sem motivos, as promoções preteridas, as oportunidades de ascensão profissional frustradas e uma vida inteira para se questionar: - "Se eu fizesse, teria dado certo?"

http://www.abril.com.br/noticias/mundo/russia-piloto-presidente-kaczynski-ignorou-ordens-torre-548096.shtml

2 comentários:

  1. 15/11/2012 - 04h30
    Anac investigará Cid Gomes por prejudicar voos para ver Dilma

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/1185921-anac-investigara-cid-gomes-por-prejudicar-voos-para-ver-dilma.shtml

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  2. Estamos no cenário mais decadente e degenerado que poderia existir. Em instantes outra catástrofe engatalilhada executar-se-á.
    Vi 19 companheiros, os mais competentes e habilidosos nas operações RADAR, pedirem baixa em 3 anos; Deixaram para trás uma liga de jovens, já FRUSTRADOS pela vida iludida em que se condenaram , inexperientes e amedrontados pela opressão que sofrem. Sentamos num barril de pólvora e os chefes insistem em acender charutos ao redor.

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