domingo, 21 de março de 2010

Desmilitarização do ATC - Me engana que eu gosto!

A desmilitarização do controle aéreo - proposta que surgiu em meio à crise que parou aeroportos brasileiros e deixou milhares de passageiros sem voo - está cada vez mais distante.


Três anos depois do caos, o governo deixou de lado as promessas feitas durante as negociações. Projeto apresentado aos operadores de voo aponta que o início desse processo só será feito em 2017. Primeiro, nos destacamentos (torres de controle). E, depois, em 2025, nos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindactas). A data não foi escolhida por acaso. A partir daquele ano, o controle aéreo mundial será feito por satélites e o Brasil é signatário do acordo de implantação do sistema Comunicações, Navegação, Vigilância e Tráfego Aéreo (CNS/ATM).
Demorei um pouco para digerir essa notícia. Não sei o porquê, mas senti um gosto estragado e um aroma que não cheira bem, assim como a aparência e o cheiro do jenipapo que vai acabar deixando a coisa preta. Tenho me perguntado de que vai adiantar a desmilitarização e a regulamentação da profissão de Controlador de Tráfego Aéreo se a função não vai mais existir? É o mesmo que formar motorneiros de bonde; desenhistas arquitetônicos com prancheta e régua "T"; operador de mimeógrafo; dactilógraphos de máquinas Remingthon; operador de calculadora FACIT; técnico em videocassete; especialista em toca-fitas Rod Star e TKR; soldador de pinicos de ágatha; ...
Acredito firmemente que há uma grande maldade e um processo maquiavélico em curso, em que no momento derradeiro, dentro desses anos que faltam, quando a autoridade aeronáutica, seja ela civil ou militar, dirá: "Concurso Público: 1000 vagas para Gerentes de Tráfego Aéreo - Idade de 21 a 35 anos, inglês fluente, nível superior. Os aprovados serão matriculados no ICEA para curso de capacitação em dois anos percebendo salário inicial de R$1.000,00 durante o curso. O salário do GTA será à partir de R$8.000,00. As vagas remanescentes serão preenchidas com oficiais do SISCEAB após estágio de adaptação, quando passarão à condição de agregados."

E os BCT? Ah! Não se iludam. Os graduados do quadro básico de controle de tráfego aéreo serão remanejados nos quadros internos da Força, de acordo com as necessidades do serviço. E aí meus amigos... Um abraço pro gaiteiro!
Diz um ditado chinês que "Deus é tão benevolente, que quando quer castigar alguém, atende seus pedidos."

Veja matéria publicada:
Celso BigDog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Obrigado!