sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O que quer o Rio de Janeiro?


O problema do Rio de Janeiro não é a surdez que pode ser causada pelo barulho do tráfego aéreo. O problema maior é a cegueira causada pela soberba da elite carioca. É a mudez causada pelo despreparo da população menos favorecida, para onde se pretende remodelar as trajetórias aéreas. Tenho pena desse povo que se permite manipular com falácias para atender interesses mesquinhos, pouco técnicos, doa a quem doer.

Falo com conhecimento de causa, pois, na virada do milênio, quando implementamos as rotas padronizadas das chegadas na terminal São Paulo, tivemos muitos contratempos. Deparamos-nos com fatos inusitados que jamais poderíamos ter previsto. Empresários que tiveram seus investimentos penalizados pelas mudanças nas rotas. Consultórios que tinham o silêncio como uma necessidade para operacionalizar suas clínicas foram prejudicados. Área de Laboratório de experimentos nucleares da Universidade, onde não poderia haver sobrevôos foi desconsiderado , e muitos outros. Entre eles posso citar um bastante elucidativo:

Com a definição da perna do vento para o circuito de Guarulhos sobre a Serra da Cantareira, numa área de preservação de grande variedade de fauna silvestre, causamos um êxodo terrível de macacos (Bugios) da crista da serra para os bairros adjacentes. O barulho constante dos aviões numa rota única e definida causou o desastre e um tremendo mal estar com os protecionistas e alguns segmentos do IBAMA. Não houve outra alternativa: Foi preciso mudar!
No tráfego aéreo uma vírgula pode representar muito. Qualquer modificação daquilo que já está implantado, por mais insignificante que possa parecer, produz algum tipo de reação. Nada do que existe foi feito da noite para o dia. As rotas, os procedimentos, as instalações são partes de um processo longo de anos e anos de evolução e adaptação da vizinhança aeroportuária ao aeroporto, e não o contrário. Não há como deliberarmos nada sem antes realizar um estudo técnico aprofundado de efeitos, para então, de uma forma consciente, "errarmos pouco".

Enquanto o velho SDU resiste ao assédio empresarial, o grande e desengonçado GIG busca fazer promoções para atrair movimento. A aviação do Rio está de braços abertos sim, mas não para receber turistas, e sim como num gesto típico carioca, de entrega e impotência: "Qual é meu camarada?"

Veja artigo relacionado:

O ESTADO DE SÃO PAULO

Sonia Racy

A guerra do barulho

O problema em torno do aeroporto Santos Dumont e do barulho que ele faz na vizinhança pode chegar ao fim hoje, se tiver bom desfecho uma importante reunião convocada por Murilo Barbosa. Desencadeado por motivos políticos, há quem reze para que o assunto tenha solução técnica.

O presidente da Infraero chamou Solange Viera, da Anac, Marilene Ramos, do Meio Ambiente do Rio e o brigadeiro Ramon Borges Cardoso, do Decea. Juntos, terão de resolver a polêmica sobre o fim dos voos noturnos.

Barulho 2

Umas das opções, segundo se apurou, seria a mudança da rota dos aviões para que não mais passem sobre os bairros. Se ela for escolhida, segurem os cintos. Dois técnicos ouvidos pela coluna juram que estará dado o start para confusão ainda maior.

Primeiro: os pilotos - que não mais enxergariam o Pão de Açúcar na aterrissagem - teriam que ser retreinados.

Segundo: os voos entrariam na mesma rota de outros que pousam no Galeão obrigando à reformulação também por lá.

Até ontem, cada um dos presentes estava programado para levar seus auxiliares para o debate. Afinal, entre os titulares, experiência mesmo em aviação só a do brigadeiro Ramon.


A política tomou gosto pela matéria ATC em suas inócuas CPIs e agora, não há argumento que consiga convencer os novos doutores, de que em tráfego aéreo o buraco é mais em cima.


Celso BigDog

3 comentários:

  1. Comentando um PVT:
    Galeão é um aeroporto desengonçado sim, caro amigo. Podemos facilmente constatar isso se observarmos que só o tempo de taxi de uma aeronave no Galeão, muitas vezes, representa o tempo total do trajeto entre Rio e São Paulo.

    E outra coisa, gostaria de render aqui uma justa homenagem ao amigo e brilhante profissional Suboficial Cosme que de forma abnegada doou-se para que esses caminhos fossem traçados nos céus do Rio de Janeiro de forma eficaz e principalmente SEGURA! Me desculpe, mas o resto é blá blá blá!
    Celso

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  2. Que Homem inteligente é você isso sempre soube, mas hoje e agora descobrir seus relatos aqui me arrepia saber que você esta aqui fazendo os outros melhorarem sua cognição... beijos Dani

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  3. Dani,
    E-mail-me. celsobigdog@yahoo.com.br

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