terça-feira, 8 de setembro de 2009

Brincando de Forca!


Ainda este ano, mesmo que em menor escala, pudemos assistir ao tradicional “Desfile de 7 de Setembro”. Mas no ano que vem... Com o reaparelhamento da Força, teremos novas demonstrações de poderio bélico, com tanques e aviões novíssimos. Estarão nos dando momentos de êxtase e satisfação.

- Mas e a Marinha? Perguntou minha neta.

Ah sim! É verdade! Como o submarino não pode desfilar pela Esplanada dos Ministérios, o Ministro da Defesa já mandou o novo órgão de compras das FFAA licitar a aquisição de um “Tatuzão Atômico”, (daqueles que abrem túneis) só para o desfile militar. O slogan da festa será: “2010 – O ano que o Brasil saiu do buraco”. O momento apoteótico será a emersão do Tatuzão do subsolo, pintado em verde e amarelo, bem em frente ao palanque das autoridades. Já pensou? Isso é que é poderio, isso é que é... Bem, isso se os pilotos da coisa não errarem os cálculos. Isso se não houver também falha de comunicações entre os CCA (controladores de caminhos alternativos) e o tatuzão. Isso se o veículo não encontrar um buraco negro pelo caminho e despencar inexplicavelmente para o desconhecido. Ou então... Ah! Já chega!

Olha querida, a festa da Independência é um evento cívico. Apesar do heroico e retumbante brado, a Independência do Brasil foi só um grito, sem derramamento de sangue, pelas convicções de um homem com sua espada em punho, no lombo de uma mula. Isso mesmo, uma mula!

Essa aproximação com a França é uma boa coisa. Quem sabe se em meio à transferência de tecnologia a gente não pega um pouco de transferência de civismo, buscando na história francesa o “know how” de como a França conseguiu ser uma grande Nação. Poderíamos até brincar de forca, vamos?

- Vamoooooooos!

Então veja essa: "QUEDA D_ B_ _ _ I L_ A!"

- Essa é fácil vovô! Queda de Brasília!

Não Letícia! Eu falo da Revolução Francesa querida, “Queda da Bastilha!”

O que? De onde você tirou isso? Eu disse “mula”! Antes de apontar esse dedo para mim, preste atenção na conversa menina! Eu disse mu-la!

Ah é assim? Então não brinco mais!

Celso BigDog

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário. Obrigado!