A Infratrilho que administrará a infraestrutura ferroviária de alta velocidade do país aprovou ontem o projeto padronizado das estações do “Candy Train” ou Trem Bala. O projeto já prevê também expansão dos terminais, caso algum maluco resolva inventar um A-Trem 380 para transportar cinco mil passageiros. A Infratrilho já abriu também processo de concorrência para alvarás de barraquinhas de camelôs e churasquinhos nas escadarias das estações de embarque.
Participaram também do CONFEC - Conselho Nacional Ferroviário Civil - o Comandante da Força Ferroviária Brasileira, o Diretor do CGNF - Centro de Gerenciamento de Navegação Ferroviávia e a Presidente da ANFEC – Agência Nacional da Ferrovia Civil.
O PAC já liberou para o DECEF – Departamento de Controle do Espaço Ferroviário, sob o comando do Tenente Motorneiro João, a verba necessária para formação de novos controladores de trilhos.
Bem... chega de abobrinha não? Veja notícia interessante abaixo:
Participaram também do CONFEC - Conselho Nacional Ferroviário Civil - o Comandante da Força Ferroviária Brasileira, o Diretor do CGNF - Centro de Gerenciamento de Navegação Ferroviávia e a Presidente da ANFEC – Agência Nacional da Ferrovia Civil.
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Trem-bala entre São Paulo e Rio custará R$ 34,6 bi; passagem sai a partir de R$ 150O trem de alta velocidade que ligará São Paulo ao Rio custará R$ 34,6 bilhões, segundo estudo divulgado nesta quinta-feira pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). O valor ficou 63% acima do previsto no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) que era de US$ 11 bilhões (o que equivale a aproximadamente R$ 21,23 bilhões). A obra deverá ir a leilão até o fim do ano e será concluída em 2014.
Folha Online, Brasília 16/07/2009
A estimativa para a passagem entre São Paulo e Rio de Janeiro fora do horário de pico é de R$ 150 na classe econômica e R$ 200 na executiva e de R$ 200 na econômica e R$ 325 na executiva durante o horário de pico.
Os custos incluem construção da linha, aquisição de trens, desapropriação e medidas socioambientais e implantação de todos os sistemas necessários. Os maiores custos serão das obras civis, R$ 24,5 bilhões.
De acordo com o estudo, o trem-bala transportaria, em 2014, 6,4 milhões de passageiros por ano, contra 3,9 milhões do transporte aéreo, 960 mil de automóveis e 865 mil de ônibus. Atualmente, a demanda do transporte aéreo é de 4,4 milhões de passageiros por ano. A estimativa é de que, em 2024, a demanda pelo trem de alta velocidade passe para 10,2 milhões de passageiros por ano e, em 2044, para 24,9 milhões por ano.
O trem terá um serviço expresso, que ligará as capitais São Paulo e Rio diretamente, em uma viagem de 1 hora e 33 minutos, saindo do Campo de Marte e chegando à Barão de Mauá.
Haverá também o serviço regional de longa distância, entre Campinas (SP) e Rio de Janeiro, com paradas no aeroporto internacional de Viracopos (SP), aeroporto internacional de Guarulhos (SP), Volta Redonda e Barra Mansa (RJ) e aeroporto internacional do Galeão (RJ). Será oferecido ainda o serviço regional de curta distância, ligando Campinas a São José dos Campos, com paradas em São Paulo e aeroporto de Guarulhos.
Em 2014, a previsão de ter 42 trens operando sendo que serão três trens a cada 20 minutos no Serviço Expresso (por hora, por direção) no horário de pico e 1,5 trem a cada 40 minutos fora do horário de pico.
Para mim uma triste conclusão. O governo ao sentir-se incapaz de resolver definitivamente o problema aéreo brasileiro, que ainda é pequeno em relação ao movimento registrado nos países do primeiro mundo, parte para uma saída alternativa. Quem sabe se a experiência adquirida com trens de pouso não ajude a manter os novos trens nos trilhos.
Sai da frente! Piuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
Celso BigDog
E assim disse o Jornal Zero Hora em 26/07/2009:
ResponderExcluirCaos aéreo acabou, mas alta temporada deve ter filas e atrasos, diz presidente da ANAC
Solange Vieira visitou neste sábado a Feira Nacional da Aviação Civil.
A diretora-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira, afirmou neste sábado que o “caos aéreo está totalmente superado”. Apesar disso, ela disse que os passageiros podem esperar a volta das filas nos aeroportos e dos atrasos nos voos, durante os chamados períodos de alta temporada.
Em visita à Feira Nacional da Aviação Civil, aberta neste sábado ao público no Rio de Janeiro, Solange disse que são esperados problemas como filas e atrasos em dezembro deste ano, já que a procura costuma aumentar bastante neste período.
— Dezembro é um mês muito delicado, principalmente na última quinzena, período das festas de fim de ano, quando os aviões, que operam com 70% de ocupação, passam a operar com 100%. Então, é natural que aumentem as filas e que os aviões tenham algum atraso. Mas eu não chamaria isso de caos, mas sim de um trânsito complicado, um período de rush para a aviação — disse Solange.
A Feira Nacional de Aviação Civil está sendo realizada neste final de semana, no III Comando Aéreo Regional, no Centro do Rio de Janeiro. Entre as atrações, está a visitação ao interior de aviões.
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Bem, agora sou eu é que pergunto: Se atrasos, filas e mau serviço prestado ao passageiro não é o próprio CAOS AÉREO, o que é então? Falácia!