-Solo São Gerson é o NEW8742?
-Prossiga
-8742 iniciou o push, mas quebrou o garfo do reboque... Autoriza acionar na presente posição?
-Autorizado, 8742 chame para o taxi.
-42
-Solo é o 8742?
-Prossiga!
-Houve um problema aqui e estamos cancelando a saída... é... é.... o senhor tem visão da posição de nossa aeronave por meio de câmeras?
-Afirmativo senhor!
-Então deveria ter nos informado do container fora da área de segurança, confirme?
-O Ground e a TWR só tem autonomia sobre a área de manobras ok?
-Se não tem autonomia aqui, por que autorizou acionar?
Essa estória é fictícia, mas poderia bem ser verdade e com certeza já deve ter ocorrido em algum aeródromo controlado por aí. Onde começa e onde termina sua jurisdição, sua autonomia? Você sabe?
Entre 2002 e 2004 um incidente parecido em Manaus enriqueceu meus conhecimentos sobre causas e efeitos da instrução e da responsabilidade ATC em aeródromos. Durante o push-back de uma aeronave MD-11, quebrou o garfo do reboque. Tentando evitar um atraso, o piloto pediu à TWR se poderia continuar a curva à direita, por meios próprios e prosseguir no taxi. O controlador confiando no bom senso e na habilidade do piloto da renomada empresa e, buscando ser colaborativo, autorizou. De imediato a pesada aeronave atacou os motores e num grande esforço fez um peão de aproximadamente 270 graus para posicionar-se na linha do taxiway. O emprego da potência dos motores para a manobra dirigiu o jet blast de encontro às vidraças da sala de embarque, estilhaçando-as por completo e causando certo pânico nas pessoas que ali permaneciam.
Não posso garantir que tenha havido alguma repreensão ao comandante da aeronave, agora quanto ao controlador, somente a chateação com relatórios e reciclagens em seus dias de folga já se configurava como punição.
Conheça seu trabalho, seu espaço, sua jurisdição, sua competência e suas responsabilidades. Fora disso, ser prestativo pode significar somente uma coisa: "encrenca".
-Prossiga
-8742 iniciou o push, mas quebrou o garfo do reboque... Autoriza acionar na presente posição?
-Autorizado, 8742 chame para o taxi.
-42
-Solo é o 8742?
-Prossiga!
-Houve um problema aqui e estamos cancelando a saída... é... é.... o senhor tem visão da posição de nossa aeronave por meio de câmeras?
-Afirmativo senhor!
-Então deveria ter nos informado do container fora da área de segurança, confirme?
-O Ground e a TWR só tem autonomia sobre a área de manobras ok?
-Se não tem autonomia aqui, por que autorizou acionar?
Essa estória é fictícia, mas poderia bem ser verdade e com certeza já deve ter ocorrido em algum aeródromo controlado por aí. Onde começa e onde termina sua jurisdição, sua autonomia? Você sabe?
Entre 2002 e 2004 um incidente parecido em Manaus enriqueceu meus conhecimentos sobre causas e efeitos da instrução e da responsabilidade ATC em aeródromos. Durante o push-back de uma aeronave MD-11, quebrou o garfo do reboque. Tentando evitar um atraso, o piloto pediu à TWR se poderia continuar a curva à direita, por meios próprios e prosseguir no taxi. O controlador confiando no bom senso e na habilidade do piloto da renomada empresa e, buscando ser colaborativo, autorizou. De imediato a pesada aeronave atacou os motores e num grande esforço fez um peão de aproximadamente 270 graus para posicionar-se na linha do taxiway. O emprego da potência dos motores para a manobra dirigiu o jet blast de encontro às vidraças da sala de embarque, estilhaçando-as por completo e causando certo pânico nas pessoas que ali permaneciam.
Não posso garantir que tenha havido alguma repreensão ao comandante da aeronave, agora quanto ao controlador, somente a chateação com relatórios e reciclagens em seus dias de folga já se configurava como punição.
Conheça seu trabalho, seu espaço, sua jurisdição, sua competência e suas responsabilidades. Fora disso, ser prestativo pode significar somente uma coisa: "encrenca".
Celso BigDog
Caro Celso,
ResponderExcluirnada mais oportuno este post. Todos até então foram, claro, não vejo como você escrevesse algo só para virar efeméride. Mas este em especial encontra contrapartida nas palavras de um mestre de além-mar, Mr. Bert Ruitenberg. Não vou me delongar em comentários pois há preferencia que ele fale por si só e evidencie a consonancia com o mestre de cá e seus exemplos ímpares.
A referencia para o texto de Ruitenberg pode ser a revista Hindsight nº8 (http://www.skybrary.aero/bookshelf/content/bookDetails.php?bookId=565) ou o link http://www.swissatca.org/typo3/fileadmin/content/Article_ATCA_magazine.pdf
Forte abraço.
Bemildo.
Assistiram ao JORNAL NACIONAL hoje 12 de Maio?
ResponderExcluirhttp://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1029506-7823-CONTAINER+E+SUGADO+POR+TURBINA+DE+AVIAO+NOS+EUA,00.html
Quem será responsabilizado? Arregala o Zóio moçada!