sábado, 25 de abril de 2009

Gripe Suína ataca o tráfego aéreo.


Na virada do milênio assistimos no Brasil à explosão do tráfego aéreo doméstico e internacional. Naquela ocasião, comprovadamente, não tínhamos capacidade para assimilar com segurança o crescente e desordenado movimento aéreo. A preocupação esculpia profundas rugas nas testas dos profissionais de aviação, de sargento a brigadeiro e as escassas providências visavam tão somente amainar aquela sensação de que iríamos virar notícia a qualquer momento. Muito dinheiro foi destinado para por a casa em ordem, mas eis que então, uma desgraça fora das fronteiras do país depurou as expectativas e trouxe para baixo, de maneira abrupta, os índices de crescimento do tráfego aéreo: “O 11 de Setembro”.
Da noite para o dia, posições operacionais do APP SP, de Brasília, do Rio, de Curitiba, de Manaus, eram acopladas por falta de aviões. Controladores acotovelavam-se nas salas de estar esperando por uma vaga na mesa para jogar dominó. “Esse é o momento!” – eu disse. “Vamos aproveitar a calmaria e implementar os cursos de elevação de nível, simulação e degradação de sistemas”. Qual o quê! As coisas foram desacelerando e nos quatro cantos do país, “enquanto a formiga trabalhava a cigarra cantava”. Dessa lassidão pós-traumática, veio a conveniente preguiça que nos levou direto para a ineficiência e consequentemente ao inegável Caos Aéreo. Aprendemos alguma coisa com isso?
Temo que as condições para se conduzir o ATC com segurança nos próximos anos, enfrentando os efeitos da Copa do Mundo de 2014, da provável Olimpíada de 2016, além das projeções naturais de crescimento aéreo, sejam insuficientes. Espero estar errado, caso contrário estaremos dividindo os noticiários esportivos com os atrasos, congestionamentos nos céus e aeroportos, para não falar do pior.
Jornais do mundo todo noticiam o aparecimento da Gripe Suína que pode se transformar em “pandemia” e esse fato pode reduzir drasticamente a aviação civil entre os países afetados. Ainda que o volume de tráfego aéreo doméstico seja muito grande no Brasil, haverá temporariamente uma falsa sensação de auto-suficiência na capacidade de controle e isso pode levar à complacência gerencial, permitindo que a velha cigarra volte a cantar quando deveria estar trabalhando.
É preciso estar atento meus amigos. É preciso estar atento! Gripe Suína
Celso BigDog

2 comentários:

  1. Mais noticias:
    http://www.panrotas.com.br/canais/redacao/plantao/portal_reader_noticia.asp?cod_not=46879

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  2. A notícia do comentário diz o seguinte:

    Tráfego aéreo começa a ser afetado pela gripe

    Com viagens canceladas, tráfego interrompido para o México (a partir de alguns países) e o medo e a incerteza na população, mais companhias aéreas já começam a sentir o efeito da gripe suína. Várias companhias aérea já estão aceitando trocas de data de viagem e até o cancelamento sem a cobrança de multas. O tráfego mais afetado até o momento é para o México e o país deve ter uma redução de 1% em seu PIB por causa da doença, e 4% no total.

    O presidente da Iata, Giovanni Bisignani, admitiu que o transporte aéreo poderá ser afetado pelagripe.

    "As preocupações que aumentam a respeito da gripe suína poderão ter um impacto significativo sobre o tráfego", afirmou. Isso em um ano em que o tráfego mundial já está em retração, devido à crise econômica mundial. Em março, o tráfego de passageiros caiu 11,1% em relação ao mesmo mês de 2008, após uma baixa de 10,1% em fevereiro.

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