terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Puxa que barril!

Está sendo testado um novo conceito em formação gerencial do Controle de Tráfego Aéreo Brasileiro. O sistema consiste em enfiar o maior número possível de espadas no barril sem que o ATCo pule fora. Esse equipamento, originário da versão “Pula Pirata”, tem sido adotado com grande êxito como simulador na preparação e formação de novos oficiais especialistas CTA e como “refreshment” no estágio de adaptação à chefia de DTCEA. Tem-se observado já na fase “OJT de chefe” um resultado bem mais positivo para aquele que faz o estágio no simulador, onde se contabiliza um número menor de elementos saltando fora quando essas espadas (atribuições) são adequadamente enfiadas.
Mas o progresso não para por ai. Já existe uma empresa especializada em informática, que não aceita críticas à sua tecnologia, desenvolvendo uma versão digital do simulador. O problema maior é que os analistas observaram que a emoção do usuário quando o controlador pula no simulador virtual, é muito menor do que na prática mecânica e isso pode interferir negativamente na formação neuropsicomilicomecânica do futuro chefe.
Ai Senhor! Essa tecnologia ainda acaba com a raça...

6 comentários:

  1. Caro Celso Big Dog, uma linha tênue divide o bem e o mal. Não sabemos a espessura desta linha. Não sabemos a cor desta linha. Não sabemos o seu comprimento. Não sabemos sobre a sua densidade. Mas sabemos que 'ela' existe.

    Age como um divisor invisível e implacável. Que linha é essa ? É a linha que pontua (marca)o lado técnico separando-o da atividade castrense. Para mim é clara, apesar de não-tangível. É a DIVISA.

    Quando NÓS, Controladores de Tráfego Aéreo Brasileiros, soubermos MARCAR seus limites legítimos, seremos imbátiveis.

    Explico. O grupo mandatário (não é a contração de 'MANDA em OTÁRIO'). Personificado nas AUTORIDADES COMPETENTES do setor aeronáutico não descobriram e nem querem descobrir o que TRABALHAR pelo BRASIL, com pessoas que entendem e vivenciam o controle de tráfego aéreo.

    Aceitam, a sua maneira, 'MONOLOGAR' com 'INTERMEDIÁRIOS', 'SUBALTERNOS', e, por vezes, quando não tem jeito, com outros 'SUB's que não alternam'.

    E assim vamos. O MAL que não convive com o BEM, é ínsito a HIERARQUIA e a DISCIPLINA.

    Que fique claro. São água e azeite. Não se misturam. Um hidrata, o outro 'tempera'. Suas iniciais nos aproximam do conceito de local para armazenamento de memória duradoura (ROM) de informação - "H", "D".

    O que é preciso para manter um funcionando desliga o outro. Em qualquer ordem de posicionamento. Não há INTEGRAÇÃO SISTÊMICA. Binária, sejam 'zeros' e 'uns'. Sejam 'CTA' e 'DA'.

    O destino, em breve, há de demonstrar que a FINA LINHA, quando erguida, transformando-se em SÓLIDO MURO PROFISSIONAL, nas mentes dos Controladores de Tráfego Aéreo Brasileiros, trará a clareza de todas as violações ao Regime Democrático e de Direito em que vivemos.

    Será luz para os 'IRRESPONSÁVEIS'que hoje aceitam ORDENS MILITARES imiscuindo-se na atividade técnica.

    Irá aclarar aos que choram pelo sentimento de incapacidade de AGIR. De fazer o CORRETO.

    A fábrica "CAPITÃES-DO-MATO" está fadada ao infortúnio. Ao próximo acidente aéreo. A CONTRIBUIÇÃO em maior monta, de 'pensar' (Desculpe, eles não pensam. Cumprem)e não poderem fazer as coisas acontecerem.

    Enfim, CFOE, EAOF, são só siglas. São quadros. Quadros que não pintamos. Pintaram em tons pastéis e pálidos, por nós.

    "Meu amor a arte acaba aqui."

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  6. Caro leitor,
    Os 4 últimos comentários são extremamente extensos e foram publicados nos sites das Associações de Controladores de Tráfego Aéreo. Nesses casos peço sua compreensão da necessidade de retirá-los, garantindo que sempre disponibilizarei espaço para divulgação do assunto publicando o link da referida matéria.
    Obrigado.

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