sexta-feira, 28 de junho de 2013

O BRASIL E SUA INFRAESTRUTURA VICINAL.


Sinto não poder estender essa dissertação escarafunchando os buracos existentes na infraestrutura aeroportuária. Buracos corroídos pela sangria criminosa do dinheiro público, pela falsa incompetência administrativa demonstrada no dia-a-dia, mas que tem por verdadeira finalidade vistas a interesses futuros nas reformas, nas melhorias, nas adequações. Tratar o bem público como descartável é prática notada a olhos vistos até por leigos, quando vê a água da chuva molhando seus pertences e inundando o saguão do aeroporto, saindo pelos dutos elétricos e pelas telas de computador. É esquivar-se de pedaços de gesso que despencam do teto de um "puxadinho" recém-construído por R$ 80 milhões a lhe cair na cabeça. É esperar resignadamente na fila para uso do banheiro. É esperar pela bagagem na esteira, com sentimento que sua mala vai demorar ou foi violada. É esperar por atrasos erroneamente atribuídos ao controle de tráfego, que ziguezagueiam aviões no espaço aéreo esperando vagas nos estacionamentos dos aeródromos.
O Brasil é um novo rico, que não sabe como gastar sua fortuna, e age como "garimpeiro-saúva" que imediatamente após encontrar uma boa pepita exclama a todos os pulmões: "- Hoje não vai ter puta pobre". Não foi assim na campanha presidencial que alardeava a riqueza do présal? 
A minha indignação prossegue, pois dentro dos diversos círculos de debate sobre aviação, desde os mais modestos personagens das pistas até aqueles grupos que se autodenominam experts em aviação, nota-se uma só característica comum: "NÃO SEI COMO RESOLVER!” 
Ainda que construíssemos excelentes aeroportos, fatalmente ficaríamos retidos nos congestionamentos das vias de acesso, mesmo sendo decretado "feriado" nos dias de jogos para minimizar o tráfego de veículos nas ruas, sem sequer importar-se com o prejuízo que isso causa aos empresários pagadores de impostos, ao aprendizado de nossa juventude desprestigiada. Se os governantes não desejarem disparar mais tiros nos pés, é bom lembrar que o povo aprendeu a sair nas ruas e nada melhor do que um feriado para fazê-lo.
Não seria melhor começar desde já a pensar numa vítima para assumir a pasta da SAC em 2015? Chega de falso amadorismo. A preocupação agora já não é "como será na Copa", mas sim, "depois da Copa". Não acredito que os brasileiros tão elogiados no estrangeiro não sejam capazes de entender e empreender suas próprias soluções.
Celso BigDog
Controlador de Tráfego Aéreo (ret)

3 comentários:

  1. É caro Celso! É triste fazer parte de um sistema que é mal visto e muito pouco conhecido!
    E, mais grave, é servirmos de "Bode Espiatório", uma vez que os principais culpados, são gente do poder público, desonestos e covardes.
    A salvação é ter gente como você, que faz parte do meio, e não se esquiva da responsabilidade de falar a verdade! Obrigado!
    Grande Abraço.
    Hélcio "Nervoso".

    ResponderExcluir
  2. Agilizar em rota e aplicar o procedimento LecLec dentro da TMA devido à falta de pátio para estacionar kkkkk
    http://youtu.be/8A6_3tkZ6M8

    ResponderExcluir
  3. Girando dirando girando prum lado
    girando girando girando pro outro
    aaahhhhh lelec lec lec lec lec

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Obrigado!