segunda-feira, 15 de abril de 2013

As concessionárias e o perigo aviário.

Certa vez, o presidente Getúlio Vargas foi alertado a não tomar certas medidas porque era inconstitucional. Sem dar a mínima atenção aos conselhos de seu assessor, assinou o documento, olhou para o mancebo e disse: "As leis e as instituições são como as mulheres. Só saberemos se são férteis quando forem violadas".
Este é o país que se preocupa em editar Emendas Constitucionais, criar e mudar as leis no furor dos acontecimentos, emendando tanto que, pouco tempo depois fica irreconhecível, perde a leitura e a identidade.
Até agora está mais do que provado que os novos senhorios aeroportuários não sabem exatamente em que estão investindo. Coisas acontecem e não sabem sequer quais são as suas competências e obrigações, bem como seus direitos e prerrogativas nessa colcha de retalhos onde todos tem participação, DECEA, ANAC, INFRAERO e Prefeitura Municipal. Ah... desculpem faltou relacionar a SAC, cuja inexpressiva atuação nos leva ao esquecimento. Com essa indefinição onde "cada ator não sabe os limites de seu quadrado", percebemos que o antigo adágio popular que diz "Cachorro que tem mais de um dono, morre de fome" é verdadeiro e atual.
Diante do incidente com a aeronave da TAP no aeroporto de Brasília, onde perdeu parte da asa esquerda ao abalroar uma torre de iluminação, o Consórcio Inframerica disse que a responsabilidade do pouso e da parada completa da aeronave é da Aeronáutica. Tudo o que acontecer de bom será atribuído ao consórcio, como novas lixeiras, novas placas de sinalização e toda a sorte de maquiagem para dar um impacto positivo ao passageiro. Agora, tudo o que der errado já estará sendo procurado o famoso "Kudum" para lhe atribuir o prejuízo financeiro e de imagem.
Os grupos multinacionais que se arriscam nesse nicho empresarial no Brasil, talvez só venham a entender de fato nossos regionalismos, quando estiverem operando dentro de nossa realidade tupiniquim. Com certeza ficarão desapontados com o perigo aviário que estão enfrentando, quando descobrirem que aquela "coruja que acabaram de comprar por papagaio nunca falará, ainda que preste muita atenção!"
Celso BigDog
Correio Braziliense: 
FAB diz que Inframérica e TAP são responsáveis por incidente com avião

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