quarta-feira, 24 de março de 2010

Tráfego Aéreo - "Em caso de dúvida...

“Dois corpos ocupam o mesmo lugar no espaço”! Calma caro Arquimedes! Faltou dizer, “mas não ao mesmo tempo”.

Ao aplicarmos a Lei da Física no controle de tráfego aéreo podemos concluir que, basta a aeronave que entra na pista para decolar, no momento de soltar os freios e iniciar a corrida, ter um CB saltando no painel de sistemas, um aural warning tocando ou a informação da comissária de que um passageiro está passando mal, para transformar a separação provida pelo controlador, considerando-se o tempo “médio” de ocupação de pista, insuficiente. O que resta ao controlador fazer é instruir a arremetida da aeronave que está na aproximação final. O que há de tão anormal nisso?
O sensacionalismo da mídia coloca o controlador contra a parede e, dependendo do grau de experiência e reação do mancebo, essa ameaça constante pode levá-lo a cometer um erro de julgamento muito grave. O medo de ser alvejado por críticas leigas e tendenciosas podem levá-lo a retardar ao máximo o recurso da arremetida, a tal ponto que ela venha a ser comandada tardiamente pelo piloto. Pela minha experiência, 99% de arremetidas em aeródromos controlados são cumpridas por determinação do controlador, e apenas 1% pela habilidade ou falta de habilidade dos pilotos.
Está aí um bom assunto para ser discutido em brieffing operacional: "Em caso de dúvida, ...

... ARREMETA!"
Celso BigDog

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