quarta-feira, 31 de março de 2010

A Organização da Aviação Civil Internacional e sua bola de cristal.

Acidentes aéreos devem cair 45% em seis anos
(AFP)
MONTREAL — A Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) anunciou nesta segunda-feira em Montreal que espera reduzir em 45% a taxa de acidentes aéreos no mundo em seis anos, apesar de prever um aumento de 10% ao ano do tráfego aéreo nos próximos anos.
Para alcançar esse objetivo, a OACI aposta, entre outras ações, em um aumento de 10% ao ano do nível de aplicação das normas internacionais por seus 190 Estados membros, graças a novos poderes.
O plano foi divulgado pela diretora da denominada comissão técnica de "navegação aérea" da OACI, Nancy Graham, na abertura nesta segunda-feira à tarde em Montreal (Canadá) de uma conferência extraordinária da agência da ONU, reunindo cerca de 660 delegados de 150 países.
O número de acidentes mortais no mundo caiu quase pela metade nos últimos dez anos, passando de 26 em 2000 para 14 em 2009, enquanto o número de vítimas foi de 654, contra 955 de antes, indicou Graham. Entretando, a taxa global de acidentes "infelizmente permaneceu estável" durante o mesmo período, ou seja, em cerca de quatro por um milhão de voos por ano. Copyright © 2010 AFP.
Então...
Mesmo com todo o respeito que sempre dediquei à OACI, diante da perspectiva anunciada esta semana, não posso deixar de discordar. Enquanto os procedimentos ditados pela Organização continuarem sendo expedidos sob a forma de "recomendação", nada será factível. A anunciada “aposta” da OACI não passa de um inócuo palpite, que infelizmente, nos últimos anos, tem justificado resultados de um mero jogo de azar. Os países membros deveriam ter por obrigação cumprir à risca as resoluções da Organização, sob pena de desqualificarem-se perante a comunidade aeronáutica internacional na edição dos acórdãos que eles mesmos assinam.
Quem sou eu para afirmar isso? Sou um eterno Controlador de Tráfego Aéreo (ret) que por 30 anos segurou a ponta da linha desse complexo sistema, tão abstruso, que até mesmo seu staff não consegue entendê-lo. Pois é...

Celso BigDog

http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5j_IPrYzd36q_RGQuqbsmLOyOmiIg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Obrigado!