sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Yes Break!



Estar aposentado é isso. A cada notícia sobre aviação uma lembrança relacionada ao assunto. Algumas tristes e outras muito hilárias. Então segura:

Era uma vez um aeroporto chamado Congonhas...
Ano após ano, por uma coincidência irritante, nos meses de junho, julho e parte de agosto, quando operávamos com as condições de tempo mais degradadas, sob o frio dolorido de Sampa, o bendito ILS da pista 17 de Congonhas saia do ar. Não havia reset que desse jeito. Somente a intervenção do técnico que morava no sítio do equipamento, conseguia restabelecê-lo. Uma operação que deveria ser rápida, quase sempre demorava cerca de 30 a 40 minutos para voltar ao normal. A aviação pagava um alto custo, pois nesse período a ocorrência diária se dava quase sempre no horário do rush, entre 18 e 20 horas.
Não conseguindo saber as causas de tanta queda de energia no equipamento, iniciamos uma estatística para tentar, ainda que não sanássemos por completo o problema, pelo menos diminuir o tempo de restabelecimento. Qual não foi nossa surpresa, quando já na primeira semana de anotações, nos vários acionamentos do mantenedor, houve demora na resposta porque ele sempre estava a tomar banho. Caramba! - diziam os colegas - esse cara sempre resolve tomar banho quando mais precisamos dele!
Os dados registrados foram levados à área técnica para que tomassem as devidas providências, e na primeira inspeção do problema crônico por 3 a 4 anos, nos horários mais prováveis da queda, uma equipe da DT acompanhava o mantenedor para tentar identificar o problema no momento exato da ocorrência. Qual o que? A pane não se apresentava. Bastava que eles virassem as costas e logo uma chamada telefônica acusava que o problema voltava a se apresentar.
Depois de muito se pesquisar, descobriu-se que o problema estava no banho do técnico residente. Nos meses mais frios, quando ele passava a chave do chuveiro para a posição inverno, o “gato” que ele havia feito na instalação do ILS para economizar energia da casa, causava sobrecarga e desarmava os disjuntores.
Ora Bolas! Vai tomar banho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Obrigado!