domingo, 31 de março de 2013

AVIAÇÃO CIVIL - NÃO BASTA SER FRANCO.


Cansado de tantas explicações sem fundamento, o Governo Federal busca um relacionamento mais franco no trato com o transporte aéreo. A troca do MAC, ministro da aviação civil, sinaliza que está faltando sinceridade na descrição dos fatos, e o uso excessivo de metáforas para dizer o que deve ser dito sem medo de perder o cargo ao justificar o fracasso. A Presidenta se contenta com explicações técnicas que não domina, mas que lhe parecem convincentes e até alardeia que em 20 anos teremos 800 aeroportos, seremos autossuficientes em petróleo e os maiores exportadores do produto proveniente do “Pré-sal”, como se ela soubesse quantas crises internacionais ainda estão por vir, quantos escândalos ainda passarão impunes pelo Estado ou quantas empresas aéreas surgirão ou apodrecerão pelas áreas remotas dos aeroportos brasileiros. Já ouvi falar sobre a criação de um grande aeroporto no agreste do Piauí, e isso não seria de todo ruim, pelo menos teríamos onde amontoar as aeronaves descartadas pela concorrência selvagem na busca pelo espaço aeroportuário.
Ao diversificar as concessões de exploração dos aeroportos, a INFRAERO perde a chance de se tornar uma grande “Franquia Aeroportuária”, vendendo modus operandi da maneira que quer continuar ditando, com cartilha, uniformes, cestos de lixo, identidade visual, birutas iluminadas, sinalização, e impondo investimentos aos franqueados que busquem seus interesses na excelência do atendimento. Aquele que não cumprir, está fora! Não é assim?
Mas, mais uma vez lhe disseram que para ocupar a pasta da aviação civil, o MAC deveria ser franco... e aí está Presidenta... Franco!
Ora francamente...
Para facilitar o entendimento aí vai uma sucinta explicação sobre Franquia ou franchising.
É uma estratégia utilizada em administração que tem, como propósito, um sistema de venda de licença na qual o franqueador (o detentor da marca) cede, ao franqueado (o autorizado a explorar a marca), o direito de uso da sua marca, patente, infraestrutura, know-how e direito de distribuição exclusiva ou semi exclusiva de produtos ou serviços. O franqueado, por sua vez, investe e trabalha na franquia e paga parte do faturamento ao franqueador sob a forma de royalties. Eventualmente, o franqueador também cede ao franqueado o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistemas desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem ficar caracterizado vínculo empregatício.
É obrigatória a apresentação de uma circular de franquia pelo franqueador, indicando as condições gerais do negócio jurídico. Embora possibilite retorno mais rápido, a compra de uma franquia geralmente exige um investimento inicial alto, pois é preciso prever custos com local de instalação, equipamentos e pessoal.
As técnicas, ferramentas e instrumentos utilizados nas melhores redes de franquias vêm sendo utilizados para otimizar o desempenho de outros tipos de canais de vendas, como redes de revendas, de representantes comerciais, de assistências técnicas, de distribuidores e outros.
A primeira empresa a implementar o sistema de franchising no Brasil foi o Yázigi Internexus, em 1950 (Wikipedia)

4 comentários:

  1. Dogão... por favor,por nós.... seja um colaborador para qualquer revista dita como "especializada" em aviação... Não precisamos mais de "ensaios de aeronaves" ( até porque não havera espaço apra elas voarem). Precisamos acima de tudo de integridade e lealdade ao assunto... Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre antenada não é Léa? Você tem a vantagem de conhecer as duas pontas dessa linha. Não sei se teria tato para tratar esses assuntos com a devida vênia. Obrigado. Pode parecer pretensão minha, mas muita coisa que eu disse aqui já fez pensar alguns formadores de opinião. Obrigado.

      Excluir
  2. Aliás, o que mais o governo do PT sabe fazer é nomear "Apradrinhados" sem nenhum conhecimento específico, para ocupar cargos estrategicamente importantes, não é mesmo? Pena que estejam durando tanto!!!
    Receba nosso forte e saudoso abraço, grande "Cachorrão".
    Ass.: Helcio "Nervoso". Mas tô sempre calmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Amigo,
      Há um vídeo que postei no Youtube de uma subcomissão do Senado Federal, onde o Prof. Respício do Espírito Santo da UFRJ fala dos problemas do transporte aéreo brasileiro. É muito simples. Se você continuar a se indignar assim como eu ainda hoje, passe o vídeo aos seus contatos. Ele fala ao senador presidente da comissão quem é o verdadeiro culpado por esses colegiados sem expertise para exercer a função.
      http://youtu.be/IEfSpka8g5g

      Excluir

Deixe aqui seu comentário. Obrigado!