segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Vende-se um trenó e nove renas!



Publicado em DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 2009.


Foi uma decisão difícil, mas Noel realmente não aguentava mais. Diante da quantidade de aviões, baixo preço das passagens aéreas e um trânsito aéreo caótico, o bom velhinho já cansado da luta anual, resolveu desfazer-se de seu transporte e optar por voos de carreira. Até mesmo o espetacular nariz vermelho de Rodolfo tornou-se obsoleto diante da escalada da tecnologia. Recebeu propostas para compra de aeronaves supersônicas, de elegantes jatos de fabricação nacional, mas qual o que. Em dezembro do ano passado as coisas se precipitaram quando:

- Controle São Paulo, aqui é o Noel Zero Uno, HO HO HO, cruzando 210 para 180...
- Noel zero uno mantenha a escuta...
- Fulano de tal desça ... Ciclano de tal reduza... Deltrano chame o controlador final em...
- ...
- [10 minutos depois...]
- ...
- São Paulo é o Noel Zero Uno!
- Prossiga!
- Passando fixo Celso agora, sigo na STAR DOG17?
- Negativo. Órbita em Campinas, mantenha 180...
- Mas controle, o nariz vermelho de Rodolfo permite me guiar diretamente para a cabeceira 17. Posso voar até na proa do Bahamas que fica bem no alinhamento...
- Negativo mantenha órbita.
- Ciente, ho, ho...
- ...
- [10 minutos depois...]
- ...
- Controle Noel zero uno, posso aproximar?
- Mantenha a escuta!
- Mas, as renas estão ficando enjoadas de tanto rodar. Rodolfo está com o nariz piscando; Corredora diminuiu a velocidade; Dançarina está com as pernas bambas; Empinadora nem levanta o pescoço; Raposa enfiou o rabinho entra as pernas; Cometa está meio apagado; Cupido está cabisbaixo; Trovão já não ressoa pois está ofegante e Relâmpago está por um fio...
- ciente, mantenha a escuta Noel!
- ...
- Controle... o Rodolfo que estava com o nariz vermelho piscando, acaba de vomitar... ho, ho, ai, ai...
- Ok. Autorizado então STAR DOG17.
- Noel Ciente, iniciando. A propósito, qual é o seu nome mesmo? Acho que algo endereçado a você caiu do trenó numa dessas órbitas... HO! HO! HO!
- Noel zero uno pode dizer o que foi que caiu do trenó?
- Não sei bem... Parecia ser um livro. Na capa dava para ler apenas algo como "REGUL... da PROF... AT... "
- P utz!

*

E já que controlador de tráfego aéreo e pardal tem no mundo todo, desejo aos amigos ATCOs, secretos ou não, um Feliz Natal, Gëzuar Krishtilindjen, Fröhliche Weihnachten, Shenoraavor Nor Dari yev Pari gaghand, Zorionak - Sretan Božić - Feliz Navidad - Felices Pascuas - Bon Nadal - Chuk Sung Tan - Gajan Kristnaskon - Hyvää joulua - Joyeux Noël - Nadolig Llawen - Kristas Shobas - Καλά Χριστούγεννα - Prettige Kerstfeest - Merry Christmas - Buon Natale - Merii Kurisumasu - Sreken Božić - Kung His Hsin Nien - Sarbatori Fericite - S prazdnikom Rozdestva Hristova - God Jul - Z Rizdvom Hrystovym.
Mário Celso Rodrigues
celsobigdog@yahoo.com.br

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Será que o Governo separou Infra e Aero para evitar “Venda Casada”?


O Controlador de Tráfego Aéreo é aquele filho problemático de um casamento desfeito. Sensível, complicado, perigoso, e frágil. Sensível quando não recebe a devida atenção. Complicado porque talvez use de termos técnicos não compreensíveis pelo alto staff leigo. Perigoso porque vive com a cabeça nas nuvens e muitas vezes isso lhe dá um ar inconsequente. Frágil, pois ao primeiro sinal de que algo não está bem, já pode ser tarde demais. É um filho muito lindo, mas que ninguém quer ter, pois para ele tudo tem que ser para já, na hora, AGORA!
Já disse certa vez aqui neste blog que o controlador é como se fosse o filho de uma mulher casadoira, que teve muitos maridos e por isso nunca recebeu um verdadeiro afeto de pai. 
Essa analogia foi necessária para chegarmos numa questão real que é a privatização aeroportuária, e a criação de uma nova estatal para continuar cuidando do coração de um aeroporto que é a parte operacional. Para que insistir nisso se já está comprovada sua falta de capacidade gerencial nesta área? A estatal prestará serviços como controle de tráfego aéreo, exploração comercial dos terminais, inspeção de bagagens e combate a incêndios. Penso que deve haver algo a mais nessa história que justifique essa novidade. Provavelmente a assessoria do Planalto tenha alertado quanto à possibilidade das concessionárias entrarem na justiça, caso as obriguem a prestar serviços que não desejam. Como assim? No Brasil temos a chamada “Venda Casada”. Aqui é expressamente proibida pelo Código de Defesa do Consumidor (art. 39, I), constituindo inclusive crime contra as relações de consumo (art. 36º, §3º, XVIII, da Lei n.º 12.529/2011), quando um consumidor, ao adquirir um produto, leva conjuntamente outro seja da mesma espécie ou não. O instituto da venda casada se caracteriza quando o fornecedor condiciona que o consumidor só pode adquirir um determinado produto se adquirir também outro, geralmente um "abacaxi". Será que é isso? Então por que não doar como... “brinde”? Quem sabe se usarmos o termo rural que diz "de porteira fechada” não resolveria o entrave? O que ganharemos com isso? Celeridade? Segurança? Empregos? E o DECEA, vai entregar a rapadura ou gerenciar o negócio como se fosse um conventilho?

Celso BigDog
DILMA CRIA ESTATAL PARA AEROPORTOS


terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Aviação Civil de rabo preso.

Postado em 18 de Dezembro de 2011
Faz exatamente um ano!
Lendo um desses e-mails sensacionalistas, mas que de alguma forma deixa a gente mais atento, acabei por tirar algumas conclusões um tanto úteis. Dizia o e-mail, que se caso você fosse assaltado ou sofresse ameaça de algum delito, que não gritasse por socorro, não gritasse pega ladrão, não gritasse tarado, nem gritasse por ajuda, pois ninguém irá querer se comprometer. Pense que a situação de quem socorre pode levá-lo a ser testemunha, a ser alvejado ou a ser roubado também, então o melhor é ele fingir que não escutou e pronto. O negócio é não ficar com o rabo preso. Nesses casos, vez por outra, um candidato a herói se apresenta e aí sim, o coitado quase sempre se dá mal. Qual é a dica então? A dica é a seguinte: Gritar a todos os pulmões “FOGO, FOGO!” Você verá que usando uma palavra adequada, sairão todos os vizinhos de uma só vez e isso irá assustar o agressor e resolver o problema. Não é uma boa dica? Mas o que isso tem a ver com o transporte aéreo? Ah! Podemos aplicar essa técnica sim.
A tática consiste em esperar por uma reunião do CONAC - Conselho Nacional de Aviação Civil. Já que isoladamente as autoridades fingem não ter nada a ver com o assunto, façamos o seguinte: De posse de um megafone, passe gritando no corredor que dá acesso a sala de reuniões: - “CAIU MAIS UM! CAIU MAIS UM!” e verá que todos os Membros do Conselho sairão para ver até que ponto sua pasta tem o rabo preso com o evento. Não é interessante? Dificilmente com o grupo reunido não terá alguém que tentará buscar soluções.
Preciso de um relatório bem minucioso e sucinto, balbucia a SAC. Houve erro do ATC? Pergunta o DECEA. O piloto e a aeronave estavam em situação legal? Pergunta a ANAC. O acidente foi na pista? Pergunta a INFRAERO. Que empresa foi? Pergunta o SNEA. É regional? Pergunta a ABETAR. É executivo? Pergunta a ABAG. É Nacional? Pergunta a Casa Civil. E houve vítimas? Pergunta a imprensa. Querem água ou café? Pergunta a copeira.
Calma gente, calma! Avião? Que avião? Como é que é? Mentira? Mas quem está mentido? Ninguém disse que caiu avião. O que estava se anunciando era nada menos que a queda de mais um ministro, coisa tão corriqueira hoje em dia. Eu hein? Tratar com gente estressada é fogo, FOGO!

Hoje, depois de um ano nada mudou. Vejam declarações de quem sabe das coisas:
Assista: A Aviação Civil que o Brasil merece ter.
Celso BigDog

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

A Aviação Regional Brasileira e as falácias palacianas.



13/12/12 04:14
Fica muito difícil engolir a seco essas promessas inexequíveis, principalmente porque para cumpri-las, o atual governo precisaria entregar desde já, pelo menos, 33 aeroportos por mês durante os dois últimos anos que restam de seu mandato. Ou será que já está contando com a reeleição em 2014 e a volta do Mr. Lulla em 2018?
O que temos visto na história da aviação civil brasileira, é a penúria das Regionais desbravando novas rotas, desenvolvendo novos portos, e quando os tornam lucrativos são engolidas pelas grandes Linhas Aéreas.
Na década de 70, no início de minha carreira, soube de maneira não oficial de uma reunião das empresas aéreas, onde reinavam, Érick de Carvalho pela VARIG/Cruzeiro, o Governo do estado de São Paulo pela VASP e Omar Fontana pela recém criada TRANSBRASIL (Sadia). Entre os representantes das regionais VOTEC, VASPINHA, SADIA (Dart Herald e Bandeirante), e entre outras, uma tal de Regional Marília com seu dono Rolim Amaro. A reunião se encaminhava para absorção das linhas regionais pelas grandes, como se fosse um espólio. Num dado momento a VASP se pronunciou “– Nós ficaremos com a RM”. De um só golpe o comandante Rolim Amaro recolheu seus papeis, fechou sua pasta e dando um murro na mesa bradou: “- A Transbrasil e a VASP eu pago a vista. A VARIG eu preciso de 30 dias”. Levantou-se e foi embora.
Hoje essas manobras são feitas descaradamente pelo capitalismo selvagem, que compra a concorrente para fecha-la, ainda que de início traga um grande prejuízo. É como um leão, que mata a hiena, mas não come sua carne. Faz isso simplesmente para evitar a concorrência em sua área, ou ampliar seus domínios.
Se hoje não conseguimos sequer dar conta de 65 aeroportos, quer seja regulando, fiscalizando, provendo serviços e precisamos repassa-los a estrangeiros, que dirá 800... OITOCENTOS aeroportos. Ou seriam 800 pistas de pouso de terra batida? Ou talvez 800 rodoviárias.., mas e as estradas? Quem sabe 800 estações de trem... mas e os trilhos? Vamos contar a partir de hoje, quantos aeroportos regionais “novos” serão entregues até o fim deste mandato.
Depois perguntam, por que será que os investidores estrangeiros sumiram do País? Ah tenha a santa paciência... Conta outra.
Celso BigDog
Referência

sábado, 8 de dezembro de 2012

A Aviação Civil Brasileira "voa de dorso"



DIA 7 DE DEZEMBRO - DIA INTERNACIONAL DA AVIAÇÃO CIVIL
O voo cego da aviação civil brasileira prossegue. Um acidente grave é o que não precisamos nesse momento para confirmar que é péssima a qualidade técnica e administrativa do setor aéreo. Por certo, sequer sabem essas “autoridades” o que estão vendendo ou regulando. Não precisamos mesmo de um acidente para chegar a essa triste conclusão. Repetindo erros de um passado próximo, quando confundiram frotas de ônibus com frotas aéreas, ousaram modificar princípios vitais de segurança a seu favor, diminuindo as composições de tripulações, extinguindo determinados serviços e procedimentos de controle aéreo em espaços onde suas deficiências são gritantes, e criando “puxadinhos” nos aeroportos, como opção de acomodação quantitativa, quando os problemas maiores estão na operacionalidade dos aeródromos.
Um governo que não se define como sendo de direita ou de esquerda, que não sabe se cresce ou retrai, demonstra que está em voo invertido, pois quando se dispõe a ir para direita, acaba indo para a esquerda. Quando quer aumentar o crescimento econômico quase cai do Plano Cartesiano com um PIB risível. A única coisa que perceberam até agora, mas não sabem como se safar, é que, “quando puxa não cabra e quando empurra, não pica”.
Apesar de ser hoje o Dia Internacional da Aviação Civil, não há muito o que comemorar no Brasil.

Celso BigDog

domingo, 2 de dezembro de 2012

Tripulantes que clamavam por um emprego seguro receberão Seguro Desemprego.


Preparem-se! Vem aí a nova errata do RBAC121.
Com a diminuição do número de Comissários nas tripulações de cabine, passageiros que desejarem viajar confortavelmente nos bancos frontais às saídas de emergência (mais espaçosos) deverão comparecer à ANAC para curso de dois dias em mockup* de aeronaves para exame e aquisição da CVH 121.391H – COMISSÁRIO DE VOO HONORÁRIO. O pior é que temos que pagar a mais por isso.
Já pensaram como será?
... SIGAM AS LUZES! PEGUEM OS ASSENTOS FLUTUADORES! BRAÇOS CRUZADOS! JOGUEM-SE SENTADOS NO SLIDE, DIGO NO ESCORREGADOR! PESSOA COM DEFICIÊNCIA MOTORA POR ÚLTIMO? ESPERA AI! NÃO ABRAM AS PORTAS DA ESQUERDA, POIS ESTÁ VAZANDO COMBUSTÍVEL NA ASA! ...
Ah! Melhor viajar de pernas encolhidas mesmo.

* Mockup é uma imitação de um avião, com assentos alarmes e condições para que os comissários treinem emergências e evacuação da aeronave em 90 segundos em caso de acidentes.

Observação importante: Esses passageiros estarão desobrigados da tarefa de distribuir amendoins e barras de cereais na aeronave.

Referência:

Fim de operações da Webjet é irreversível, diz presidente da Gol


Canibalismo entre congêneres alimenta "Risco Aviário" no entorno aeroportuário.

elso BigDog

sábado, 1 de dezembro de 2012

GÁRGULAS AEROPORTUÁRIOS NO BRASIL.



Numa última cartada das autoridades aeronáuticas, do jeito que a criatividade gerencial "viaja", figuras funestas e mal encaradas podem estar sendo indicadas para o topo das instalações aeroportuárias neste momento, com intuito de continuar alegando que afugentam os espíritos malignos que rondam a área. Mas, coisa de gente mal informada é fogo. Facilmente continuarão sendo convencidos de que tais feições tenham influência na dispersão de maus fluídos, como as “carrancas” do Rio São Francisco, abrindo caminho seguro na proa das embarcações. Qual o quê? As tais Gárgulas muito comuns nas construções góticas do primeiro mundo, serviam para o escoamento das calhas, jogando o fluxo de água dos telhados para longe das paredes. Que triste constatação desse modismo importado para terras tupiniquins. Seu significado é bastante contrário aos interesses do transporte aéreo. Se buscarem mesmo essas soluções exotéricas do estrangeiro com certeza trarão de brinde, novos “gargalos”, sim gargalos, esse é o verdadeiro significado de gárgula para a já travada aviação civil brasileira. O quadro de constipação aeroportuária caminha para o entupimento generalizado no período dos grandes eventos que se aproximam e ainda não conseguimos sequer indicar pessoas habilitadas para os cargos de desentupidor de infraestrutura. Onde estão nossos engenheiros do ITA, Poli, UFRJ, USP... 
Não sabemos ainda quem vai gargalhar, ou "gargular" por último. Fica difícil estabelecer uma meta quando as regras do jogo são modificadas à conveniência e à revelia, lançando mão do critério da tentativa e erro. O certo é que, qualquer que seja o resultado final, quem não vai ficar satisfeito é o povo brasileiro, aquele que pagará a conta para a festa Alemã na Copa de 2014.
Celso BigDog

Assistam: A aviação civil que o Brasil merece ter